WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Extrato de composto: o que é, para que serve e como preparar

Considerando a riqueza em nutrientes e organismos presentes no composto orgânico, preparados líquidos a partir desse material apresentam a capacidade de melhorar o desenvolvimento de plantas

Extrato de composto: o que é, para que serve e como preparar   Artigos CPT

Segundo o Prof. Dr. Jacimar Luis de Souza, do Curso CPT Cultivo Orgânico de Gengibre, Taro e Inhame, “Considerando a riqueza em nutrientes e organismos presentes no composto orgânico, preparados líquidos a partir desse material apresentam a capacidade de melhorar o desenvolvimento de plantas, especialmente quando ocorre a necessidade de reposição de nutrientes durante o ciclo da cultura.”

Preparo do extrato


A diluição mais empregada em cultivo orgânico de hortaliças é de uma parte de composto para duas a cinco partes de água, em volume de cada componente. O primeiro passo é selecionar um composto bem curtido, deixá-lo secar à sombra sob galpão e, em seguida, proceder ao peneiramento do material, para separar a fração mais mineralizada do composto.

Para o preparo de 100 litros de extrato 1:2, colocam-se 33 litros de composto peneirado, acrescentando-se 67 litros de água e misturando-se bem. A solução deve descansar por, pelo menos, 10 minutos, para se obter melhor extração dos nutrientes pela água. Esse é o material para pronto uso, sem necessidade de diluições.

Recomendações de uso


Para a aplicação do extrato, que contém muitas partículas sólidas advindas do composto, deve-se utilizar um regador sem crivo. Para cultivos de hortaliças em canteiros ou em sulcos, proceder à irrigação manual, nas entrelinhas dos cultivos, distribuindo-se um filete contínuo, ao lado das plantas, próximo à região de exploração das raízes.

Para hortaliças plantadas em covas, aplicar o extrato ao redor das plantas, para um melhor aproveitamento da adubação. Também é alternativa a aplicação foliar, como o uso de pulverizadores ou regadores com crivos, sendo necessário, para tanto, coar o material de forma cuidadosa, em peneiras bem finas ou em sacos de pano, especialmente para evitar o entupimento dos bicos dos pulverizadores na hora da aplicação.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Agricultura Orgânica .
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!