WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Aplicação de adubos e corretivos: conheça algumas dicas

A amostragem e análise do solo são procedimentos necessários para otimizar a aplicação de adubos e corretivos

Fertilizantes - imagem ilustrativa

Júlio César Neves, professor do Curso CPT Aplicação Econômica de Adubos, destaca que aumentar a produtividade e os lucros com a lavoura é desejo de todo agricultor. Para tornar isso possível, é fundamental realizar uma adubação correta e equilibrada de acordo com a cultura a ser implantada e a produção esperada.

A aplicação de adubos e corretivos é um processo importante para garantir a produtividade do solo e para potencializar o desenvolvimento das diferentes culturas. Nesse sentido, algumas dicas tornam-se imprescindíveis para garantir maior eficiência na aplicação desses componentes. Fique atento:

Amostragem do solo

Retirar amostras do solo é fundamental para que se possa analisá-lo, a fim de obter todas as informações referentes a ele. Para a retirada, o agricultor deve observar a configuração do terreno e as características do solo, coletando amostras simples e de vários locais para, então, transformá-las em uma só amostra.

Retirada de materiais orgânicos

É comum que se encontre, na superfície, vários materiais orgânicos, que devem ser retirados antes da aplicação de qualquer produto, deixando o solo “livre” para receber os fertilizantes e/ou corretivos.

Tipo de solo

A aplicação de fertilizantes e corretivos pode ser feita em qualquer solo, seja ele virgem ou já utilizado para outros cultivos. Para o cultivo de plantas com ciclos anuais, o solo deve passar pela amostragem ao final de todo ciclo.

Composto ideal

Não há um composto “padrão”, que seja considerado ideal para todos os solos. A partir da análise, será possível definir qual o mais adequado para promover a diversidade e o aumento dos microrganismos onde for usado.

Esterco

Muitas pessoas costumam observar que as plantas costumam morrer quando recebem esterco, mesmo sabendo que esse fertilizante é benéfico para as culturas. O principal erro está no fato de que todas essas pessoas depositam o esterco fresco nas plantas, que é muito rico em nitrogênio e em gases que são tóxicos para as plantas. Logo, é necessário curti-lo antes de usá-lo como adubo.

Análise do solo

A análise do solo, etapa necessária para garantir um bom cultivo, pode ser feita de forma errada ou o agricultor pode interpretá-la equivocadamente. Nesses casos, o prejuízo é todo das plantas, que não conseguirão se desenvolver corretamente.

Uso de matéria orgânica como adubo

O uso exclusivo de matéria orgânica como adubo é um pouco dificultado em cultivos comerciais e extensivos, ainda que, quando utilizada adequadamente, promova bons resultados para o cultivo.

Rotação de culturas

A técnica de rotação de culturas consiste em alternar espécies vegetais em uma mesma área agrícola e é recomendada para evitar o desgaste intenso do solo. Sempre que possível, ela deve ser utilizada.

Corretivos

Por definição, um corretivo é um fertilizante que tem como principal objetivo melhorar as propriedades físicas e químicas do solo onde ele é aplicado. Ele pode, por exemplo, corrigir a acidez, melhorar a disponibilidade e diminuir a presença de elementos tóxicos.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura:

Aplicação Econômica de Adubos
Análise de Solo e Recomendação de Calagem e Adubação
Técnicas Mecânicas de Conservação de Água e Solo

Fonte: SEBRAE – sebrae.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Antonio Amador Pedro

9 de jun. de 2021

Quero aprender mais sobre agricultura

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de jun. de 2021

Olá, Antonio

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!