WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como usar o fosfato natural e qual a sua função para as plantas?

O fosfato natural aumenta a fertilidade do solo para que as plantas cresçam e se desenvolvam saudáveis e vigorosas

Como usar o fosfato natural e qual a sua função para as plantas?

O fosfato natural é constituído de grande quantidade de fósforo, utilizado para corrigir a fertilidade do solo. Graças a seu efeito residual, ele beneficia o solo continuamente, o que é extremamente vantajoso para a lavoura. São vários os tipos de fosfato que podem ser utilizados, originados do mineral apatita ou das rochas sedimentares, estes últimos não são submetidos a tratamento térmico nem químico.

Função do fósforo


O fosfato natural conta com um importante elemento: o fósforo. Ele capta a luz solar e a transforma em energia, contribuindo diretamente com o bom desenvolvimento e crescimento das plantas. Os solos brasileiros apresentam acidez elevada e baixa quantidade de fósforo, o que o torna pouco fértil. Isso compromete a produtividade da lavoura e a rentabilidade do produtor. Por esses motivos, o fósforo tem de ser incorporado aos solos, para torná-los férteis.

Vantagens do fosfato natural


O fosfato natural aumenta a fertilidade do solo para que as plantas cresçam e se desenvolvam saudáveis e vigorosas. Seu uso é uma alternativa técnica e economicamente viável para melhorar a fertilidade dos solos brasileiros. Como é um recurso natural, não impacta negativamente no meio ambiente.

Além disso, se utilizado na fase inicial do uso do solo, ele proporciona maior economia ao produtor rural, pois este deixa de comprar os fertilizantes fosfatados solúveis, que são bem mais caros.

Onde aplicar?


Para a fosfatagem, o fosfato natural deve ser incorporado ao solo em área total para atingir a quantidade adequada de fósforo. Já para a adubação de manutenção, o produto deve ser aplicado de forma localizada no solo, próximo à região das raízes das plantas. Em ambos os casos, a aplicação do fosfato natural deve ser realizada, preferencialmente, em solos com pH 5,5 a 6,5.

Quando aplicar?


Para o fósforo atender às exigências das plantas, o fosfato natural deve ser aplicado no plantio e/ou na semeadura. Dessa forma, as plantas recebem energia o bastante para o seu crescimento e desenvolvimento saudável e vigoroso.

Quanto aplicar?


Embora as plantas não requeiram grande quantidade de fósforo, a aplicação do fosfato natural ocorre em grandes quantidades, pois o fosfato não apresenta grande potencial de fixação. Entretanto, as doses recomendadas de fosfato natural variam conforme o tipo de cultivo. Para aplicar a quantidade correta do produto, basta consultar um engenheiro agrônomo.

Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura:

Análise de Solo e Recomendação de Calagem e Adubação

Aplicação Econômica de Adubos

Produção de Milho em Pequenas Propriedades

Fonte: tecnologianocampo.com.br

Por Andréa Oliveira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!