WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O que preciso saber para ser um bom agricultor?

O agricultor é um dos profissionais mais importantes para a economia mundial

Agricultor - imagem ilustrativa

Há quem acredite que a profissão mais antiga do mundo seja a do agricultor. Sendo ou não, fato é que ela é uma das mais antigas e, também, uma das mais importantes para a vida humana. É a partir da prática agrícola que são produzidos alimentos que, in natura ou processados, estão diariamente na mesa de famílias em todo o planeta.

Kunio Nagai, um dos professores do Curso CPT Agricultura Natural, destaca que, dada a importância da sua profissão para a economia do mundo inteiro, o agricultor deve ser um profissional capacitado e dedicado à atividade agrícola, garantindo que seus produtos sejam de qualidade.

O bom gerenciamento de uma propriedade rural depende da habilidade técnica e administrativa do agricultor. A cada ano que se passa, o trabalho desse profissional fica ainda mais facilitado com a ajuda das novas tecnologias. Entretanto, algumas habilidades ainda são fundamentais para que o negócio rural obtenha êxito e para que o agricultor possa ser considerado um profissional de sucesso.

A seguir, apresentamos algumas habilidades que todo agricultor deve desenvolver para garantir bons resultados no seu negócio:

Habilidade técnica

Como mencionado, a habilidade técnica é necessária para que o agricultor consiga gerenciar sua atividade de forma produtiva. Mais do que com saber “colocar a mão na terra”, a habilidade técnica está relacionada com a capacidade de conseguir executar boas práticas de manejo na lavoura.

É preciso aliar a prática ao conhecimento para que as culturas consigam se desenvolver corretamente e para que produzam os lucros esperados. Porém, o produtor precisa entender que o que ele aprendeu “ontem”, precisa ser renovado “hoje”, isto é, essa profissão também demanda constante atualização e novas práticas.

Bom relacionamento

O agricultor lida, diariamente, com um grande número de pessoas – e, consequentemente, precisa saber se relacionar bem com elas. Profissionais que trabalham na propriedade, parceiros, fornecedores, compradores, dentre outros, são alguns dos exemplos de pessoas das quais os agricultores precisam para girar a roda da agricultura.

Cultura

Foi-se a época em que as pessoas envolvidas em trabalhos rurais eram consideradas “menos atualizadas” do que aquelas que trabalham em ambientes urbanos. A atualização cultural também é necessária para esse tipo de profissional. Em outras palavras, ele deve estar por dentro de tudo o que acontece no mundo e ao seu redor, principalmente sobre sua área de atuação. Tv, rádio, jornais, revistas, sites e até feiras podem ser “locais” onde o agricultor conseguirá suprir essa necessidade.

Resiliência

Uma das palavras que ganhou destaque nos últimos anos, a resiliência consiste na capacidade de saber se adaptar às diversas situações sem se deixar afetar por elas. E o que isso tem a ver com o agricultor? Tudo! O mercado agrícola costuma ser instável e é considerado de risco, pois as propriedades estão sujeitas a diversos fatores que podem atrapalhar sua produtividade e sua lucratividade. Logo, mesmo em situações adversas, um bom agricultor precisa ser resiliente para conseguir se reconstruir e fazer seu negócio prosperar.

Conhecimentos mecânicos

A mecanização agrícola é uma realidade em milhares de propriedades já há algum tempo, mas esse facilitador esbarra nas diversas falhas que os equipamentos podem apresentar. Para que isso não seja um problema, agricultores que possuem conhecimentos mecânicos são capazes de realizar manutenções e reparos das suas ferramentas, de acordo com recomendações de especialistas e fabricantes. Todavia, é válido ressaltar que este tópico se refere a pequenos reparos rotineiros, evitando que o seu trabalho diário fique estagnado por um problema “fácil” de ser resolvido. A manutenção preventiva também é uma boa opção para evitar esse tipo de situação.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura:

Agricultura Natural
Produção de Milho em Pequenas Propriedades
Produção de Milhos Especiais

Fonte: Jacto – blog.jacto.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!