WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

"Se o Brasil não acabar com a Saúva, a Saúva acaba com o Brasil"

Árvores frondosas, arbustos, culturas, pastos e gramas, tudo à frente era destruído pelas cortadeiras. Não havia limites para elas

Se o Brasil não acabar com a Saúva, a Saúva acaba com o Brasil

 

O pesquisador francês Yves Saint-Hilaire, em 1800, ficou espantado com a ação das formigas cortadeiras. Árvores frondosas, arbustos, culturas, pastos e gramas, tudo à frente era destruído pelas cortadeiras. Não havia limites para elas.

Daí a famosa frase: “Se o Brasil não acabar com a Saúva, a Saúva acaba com o Brasil.” Ainda hoje, as formigas cortadeiras continuam desafiando todos os esforços planejados para minimizar seu dano,explica Guilherme Barcellos Gjorup, professor do Curso CPT Controle de Formigas Cortadeiras.

Para se ter ideia, um único formigueiro adulto, de cerca de três metros de profundidade, provoca uma perda anual média de três toneladas por hectare em uma plantação de cana-de-açúcar.

Um sauveiro adulto, com cerca de seis anos de idade, pode abranger uma área de 100 m2 e 7 m de profundidade, e consome aproximadamente uma tonelada de matéria fresca por ano. Em um desses, estima-se, em média, uma população de 2 milhões de formigas.

Ano após ano, equipamentos sofisticados e produtos químicos, cada vez mais potentes e especializados, são desenvolvidos, mas a situação permanece quase inalterada. Esse enfoque tem sido preponderante em quase todo o país.

Mas há um porém! Não existem dúvidas de que as formigas podem causar danos irreparáveis à agricultura e ao reflorestamento, no entanto não se pode simplesmente acabar com elas, porque esses insetos possuem uma atividade muito importante na fertilização e aeração do solo.

Apesar de todo o seu poder de desfolhamento, as formigas cortadeiras são importantes na reciclagem de nutrientes e na fertilização do solo.

Gostou do assunto? Leia também a(s) matéria(s):


Como as formigas conseguem voltar para o formigueiro?
Saúvas e quem-quens. Quais as diferenças?

Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Agricultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!