WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

A macaubeira produz coco por mais de 90 anos, você sabia?

O plantio dessa palmeira só começou a ser feito em anos recentes. É importante destacar que a macaúba é plantada uma só vez, sendo planta perene ela pode produzir por um longo período

A macaubeira produz coco por mais de 90 anos, você sabia?   Artigos CPT

Foto meramente ilustrativa.


A maior parte da macaúba explorada para coleta de frutos no Brasil hoje está em áreas naturais ou plantas presentes em pastagens. O plantio dessa palmeira só começou a ser feito em anos recentes. É importante destacar que a macaúba é plantada uma só vez, sendo planta perene ela pode produzir por um longo período. “Estima-se que a produção possa se estender por mais de 90 anos”, explica Luíz Ângelo Mirizola Filho, professor do Curso CPT Cultivo e Processamento de Coco Macaúba para a Produção de Biodiesel.

Com relação à época de plantio, sabe-se que deve ser feito, preferencialmente, em períodos chuvosos, evitando-se épocas com veranicos, já que a muda recém-plantada precisa de boa umidade no solo por pelo menos 60 dias para que se estabeleça bem. Na região do Brasil Central, essa época corresponde ao período compreendido entre os meses de novembro e fevereiro.

O preparo do solo no caso de plantio, adensado em área total, com espaçamento até 5 m X 5 m, é feito por meio de aração e gradagem. Porém, se o plantio vai ser feito em área de pastagem, o preparo incluirá apenas a abertura das covas. Seja qual for a forma de preparo do solo, dois a três meses antes do plantio deve ser feita a análise do solo, coletando-se amostras e enviando-as a um laboratório confiável.

Com os resultados da análise, seguindo orientação técnica especializada, é feito o diagnóstico, determinando a recomendação correta do corretivo e dos fertilizantes necessários. Com base nos resultados da análise, no preparo da área, é feita a aplicação e incorporação do calcário. A aplicação será feita com antecedência mínima de 60 dias do plantio, para que aconteça a reação do corretivo com o solo. Vale destacar que essa reação acontece sob a ação da água presente no solo. Portanto, a calagem só surtirá efeito se ocorrerem chuvas logo após sua aplicação, e se o solo tiver umidade suficiente.

Como parte da preparação do solo, você deve fazer também a aração e a gradagem, de forma que o solo fique destorroado, solto e uniforme, menos compacto, facilitando o desenvolvimento do sistema radicular das mudas. Em área de relevo mais acidentado, a aração e a gradagem devem ser feitas em curvas de nível, como prática de conservação do solo. Depois será feita marcação e abertura das covas.

Cada uma dessas etapas da implantação do macaubal deve ser feita com muita atenção.

Gostou do assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:


Coco macaúba: como escolher as melhores sementes?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Biocombustíveis.
Por Silvana Teixeira.
Foto da matéria meramente ilustrativa.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!