WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como aumentar sua produção de soja

A soja movimenta a economia do país, mas é importante seguir alguns cuidados essenciais, para tornar a lavoura mais produtiva

Como aumentar sua produção de soja

A soja brasileira é o grão com maior índice de exportação graças à grande demanda do mercado internacional. Com produção estimada em mais de 120 milhões de toneladas e exportação projetada para mais de 70 milhões de toneladas, em 2020, a soja tem movimentado a economia do país. Entretanto, é importante seguir alguns cuidados essenciais, para tornar a lavoura de soja mais produtiva e garantir maior rentabilidade ao produtor. Vejamos quais:

Fazer o planejamento do plantio


Assim como nos demais negócios, o planejamento otimiza os resultados. E isso vale para o plantio da soja. Ao planejar, o produtor aumenta a produtividade da soja, pois considera fatores determinantes para o sucesso do cultivo, como a escolha da variedade da soja, as condições edafoclimáticas da região e microrregião, entre outros. Em geral, no Brasil, a semeadura da soja tem início na entressafra.

Realizar a análise do solo


Para receber as sementes de soja, o solo deve estar em condições favoráveis para que elas germinem e cresçam com vigor. Para isso, o produtor deve proceder à análise do solo após coletar amostras de glebas específicas. Com isso, é possível avaliar a fertilidade do solo (de baixa a alta) para realizar a sua correta adubação e calagem. Na prática, recomenda-se fazer a análise 3 meses antes do plantio.

Atentar para as condições climáticas da região


Outro fator determinante para aumentar a produção de soja refere-se às condições climáticas da região. A soja se desenvolve melhor em temperatura de aproximadamente 25°C. Entretanto, regiões com faixa de temperatura entre 20°C a 30°C também são propícias à cultura. Já as chuvas devem ser bem distribuídas ao longo do ano, contanto que não ocorram na época da colheita da soja.

Seguir alguns cuidados na semeadura


O produtor também deve atentar para a melhor época de semeadura da soja. Além disso, as sementes devem ser introduzidas na cova entre 3 e 5 centímetros de profundidade. Quanto à escolha das sementes, elas devem ser de cultivares adaptadas à região. Também é importante observar se as sementes são tratadas e se apresentam bom padrão qualitativo. Sem falar de outros fatores a serem considerados, como posição semente/adubo, entre outros.

Realizar um bom manejo fitossanitário


Não podemos nos esquecer do manejo fitossanitário, tão importante para o sucesso da lavoura se soja. Vale destacar que algumas pragas, como a helicoverpa, e doenças, como a ferrugem, podem acometer a soja e causar perdas significativas à produção. Por esses motivos, é indispensável realizar continuamente o MIP - Monitoramento Integrado de Pragas, e o MID - Monitoramento Integrado de Doenças (MID).

Conheça os Cursos CPT da Área Biocombustíveis:

Produção de Óleo Vegetal Comestível e Biocombustível

Cultivo e Processamento de Girassol

Produção de Biodiesel na Fazenda

Fonte: Tecnologia no Campo

Por Andréa Oliveira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!