WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Artigos sobre a área Cogumelos Comestíveis

Por que o cultivo de shiitake é vantajoso? Por onde começo?

Augusto Ferreira, professor do Curso CPT Cultivo de Cogumelo Shiitake, destaca que o cultivo do shiitake – segundo cogumelo mais consumido no mundo – apresenta diversas facilidades ao produtor, como insumos de baixo custo, manejo simples e seguro, mercado consumidor crescente e iguaria altamente nutritiva e com propriedades medicinais.

Quais alimentos contêm vitamina D?

Assim como as demais vitaminas, a vitamina D é essencial para a manutenção da boa saúde do indivíduo. Para a sua fixação no organismo humano, é preciso expor a pele à luz solar. Outra forma de obter vitamina D é com o consumo de alimentos que a contenham, como os cogumelos, as ostras, a gema de ovo, o fígado bovino, o salmão, o atum e a sardinha.

O cogumelo shiitake e seu cultivo

O shiitake é uma iguaria muito nutritiva e com propriedades medicinais. É um cogumelo popular e que caiu no gosto dos brasileiros, o que transforma o seu cultivo em uma ótima alternativa de atividade lucrativa. Além disso, seu cultivo é considerado terapêutico e favorece quem possui pouca área de plantio disponível.

Top 6 cogumelos comestíveis mais comuns

Em nível global, as espécies de cogumelo existentes ultrapassam 10 mil, algumas delas são comestíveis, como Cantarelo, Portobello, Champignon, Hiratake, Shimeji e Shiitake; outras, alucinógenas e tóxicas. Até mesmo os cogumelos para consumo devem passar por cocção para que as toxinas sejam removidas. No mais, eles são muito nutritivos e benéficos à saúde humana.

Dica de uma fonte alternativa de proteína bruta? Cogumelos comestíveis!

O potencial dos cogumelos como fonte alternativa de proteína bruta pode ser avaliado pelos dados da Tabela abaixo, enfocando a produção de proteína e energia bruta de vegetais e animais. O valor nutritivo, em proteína, é maior do que da maioria das frutas e legumes, e o teor de vitaminas é excepcionalmente alto, mas varia com a espécie do cogumelo. Além disso, dados recentes comprovam,...

Quais cogumelos comestíveis cultivar e vender? Shimeji e Hiratake!

O consumo do Shimeji e do Hiratake no Brasil tem aumentado ao longo da ultima década, mas está diretamente ligado ao seu valor gastronômico que ainda é desconhecido pela maioria da população brasileira. “Entretanto, também possuem propriedades medicinais e, apesar do pequeno consumo, a oferta é ainda menor, garantindo aos produtores mercado favorável, uma vez que a oferta continua...

Pragas e doenças em cogumelos comestíveis? Isso é possível?

Pragas e doenças em cogumelos comestíveis? Isso é possível? Sim, é! Tal como todas as culturas de interesse agronômico, pragas e doenças podem limitar a produção de cogumelos comestíveis, além de prejudicar a aparência e qualidade final do produto. “Para manter o cultivo com baixo índice de contaminações, doenças e pragas são essenciais todas as medidas de higiene:...

Cogumelo medicinal - lavagem, branqueamento e tratamento do A. blazei

O cogumelo Agaricus blazei é vendido tradicionalmente na forma desidratada. Com isso, após a colheita, é necessário que os cogumelos sejam lavados, branqueados, passem por tratamento e desidratados, sendo que, ao final do processo, os mesmos devem apresentar coloração amarelo-palha, além de possuir tamanho superior a 5 cm, segundo exigências do mercado.

Cogumelo comestível Shimeji - como cultivar

O cultivo axênico (substrato estéril) do cogumelo comestível Shimeji, realizado em blocos feitos em sacos de polipropileno (PP) ou polietileno de alta densidade (PEAD), é uma alternativa de cultivo mais intensivo, em que as técnicas foram desenvolvidas mais recentemente, usando-se como substrato serragem misturada com vários ingredientes e condições ambientais controladas ou...

Como os cogumelos se reproduzem?

Os fungos podem se reproduzir de duas formas: sexuada ou assexuadamente. No entanto, independente do método, toda a fase de obtenção de matrizes e produção de "sementes" deve ocorrer em condições assépticas, sob condições de ambiente ou câmaras de fluxo laminar de ar estéril, onde todo o ar é filtrado, através de filtros bacteriológicos adequados.

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!