WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quais alimentos contêm vitamina D?

Assim como as demais vitaminas, a vitamina D é essencial para a manutenção da boa saúde do indivíduo

Quais alimentos contêm vitamina D?

Assim como as demais vitaminas, a vitamina D é essencial para a manutenção da boa saúde do indivíduo. Para a sua fixação no organismo humano, é preciso expor a pele à luz solar. Outra forma de obter vitamina D é com o consumo de alimentos que a contenham, como os cogumelos, as ostras, a gema de ovo, o fígado bovino, o salmão, o atum e a sardinha.

O ideal é consumir alimentos com vitamina D e tomar sol por 15 a 20 minutos, três vezes por semana, das 10 horas às 15 horas, pois nessa faixa de horário, o ângulo das incidências solares são mais propícios à fixação de vitamina D pela pele.

Benefícios à saúde


Além de melhorar a absorção do cálcio pelo intestino, a vitamina D regula o funcionamento celular e neuromuscular. Ao se fixar no organismo, ela garante a boa saúde dos ossos, promovendo o seu crescimento e a sua restauração. Sem falar que essa poderosa vitamina fortalece o sistema imunológico, o que permite o combate de uma série de infecções causadas por vírus e bactérias. Fora que ela auxilia no controle da pressão arterial e previne o câncer.

Alimentos com vitamina D


Além da suplementação da vitamina D por medicamentos orais ou injetáveis, ela pode ser fornecida por meio da alimentação. Vejamos abaixo com mais detalhes:

Cogumelos

Os cogumelos com maior teor de vitamina D são o champignon, o shiitake, o shimeji, o funghi e o portobello. Em 100 gramas de cogumelos, é possível obter 400 UI de vitamina D. Inclusive, o consumo de cogumelos é extremamente benéfico para os veganos, que não ingerem carne, principalmente as que contêm vitamina D.

Gema de ovo

Outra importante fonte de vitamina D é a gema de ovo. Em um ovo de tamanho grande, uma gema fornece 40 UI de vitamina D, sem falar que esse alimento também é rico em proteínas.

Fígado

Não podemos nos esquecer do bife de fígado. Em 100 gramas, é possível obter 42 UI de vitamina D, além de um importante mineral: o ferro.

Ostras

As ostras não são apenas fonte de vitamina D (100 gramas = 320 UI) como também de vitamina C e vitaminas do complexo B. Fora que esse alimento também é rico em ferro e potássio.

Atum

Já 100 gramas de atum enlatado light fornecem 268 UI de vitamina D, o que equivale a 1/3 da recomendação diária (800 UI).

Sardinha

A sardinha é mais uma fonte de vitamina D, tanto a fresca como a enlatada. No caso da segunda, em uma lata são oferecidas 250 UI de vitamina D.

Salmão

De todos os alimentos mencionados, o salmão é o que apresenta o maior teor de vitamina D. Em apenas 100 gramas do peixe, é possível obter 600 UI de vitamina D.

Conheça os Cursos CPT da Área Cogumelos Comestíveis:

Cultivo de Cogumelo Shiitake

Cultivo Cogumelo: Shimeji e Hiratake

Cultivo do Cogumelo Champignon

Fontes: unimedfortaleza.com.br

              uol.com.br

Andréa Oliveira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!