WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quais são os principais brotos comestíveis?

Além de saborosos, os brotos também são nutritivos e promovem diversos benefícios ao nosso organismo

Brotos comestíveis - imagem ilustrativa

Ainda que pareçam uma opção um tanto quanto inusitada, os brotos comestíveis são utilizados há muito tempo no preparo de diversos tipos de pratos. Além de saborosos, são saudáveis e trazem um toque especial a muitas receitas. Nesse contexto, a produção desse tipo de alimento pode se tornar, além de um hobby, uma oportunidade de ganhar dinheiro.

Rogério Vieira, professor do Curso CPT Produção de Brotos Comestíveis, explica que os brotos são alimentos altamente nutritivos, cuja produção não se utiliza nenhum tipo de adubo ou de defensivo. Por isso, são produtos totalmente naturais, que utilizam apenas as reservas armazenadas nas sementes para germinarem e alcançarem o tamanho necessário para serem consumidos.

Apesar de os brotos mais comercializados serem os de feijão moyashi, também conhecido como feijão mungo-verde, há outras espécies que também podem ser utilizadas como o bambu e a abóbora. A seguir, conheça melhor esses e outros brotos comestíveis de relevância, bem como seus benefícios para a saúde humana:

Broto de feijão

Um dos principais, o broto de feijão se destaca por ser leve, nutritivo e pouco calórico, o que o torna extremamente saudável. É rico em vitaminas, sais minerais, aminoácidos e fibras, auxiliando na aceleração do metabolismo, na digestão, na pele, unhas e cabelos e no fortalecimento da imunidade, dentre outros benefícios.

Broto de bambu

Muito comum em pratos asiáticos, o broto de bambu oferece mais do que sabor aos pratos: também garante a crocância. Pelo alto teor de fibras e de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, contribui para a digestão, combate o colesterol, fortalece e imunidade e atua no combate a inflamações no corpo.

Broto de abóbora

Os benefícios que o broto de abóbora garante ao organismo são variados, sobretudo pela grande concentração de vitaminas e sais minerais importantes que ele apresenta, como o cálcio e o fósforo. Quando utilizado fresco, seus benefícios se potencializam junto ao sabor que confere às receitas.

Broto de banana

O broto de banana não é muito consumido pelos brasileiros, mesmo sendo saudável e nutritivo. Se formam nos cachos das bananas e podem ser coletados junto às frutas. É relevante por ser rico em antioxidantes e sais minerais, fortalecendo a imunidade e contribuindo para combater o envelhecimento.

Broto de alfafa

Diferentemente da alfafa propriamente dita, o sabor desse broto não é amargo. Suas propriedades diuréticas e desintoxicantes o colocam como um dos principais quando o assunto é saúde. Para mulheres, ainda ajuda a aliviar os sintomas da menopausa, podendo ser utilizado em chás e sucos detox.

Broto de lentilha

Outro broto de relevância para as mulheres, o broto de lentilha é rico em vitaminas C e ácido fólico, substância importante que ajuda na formação do sistema nervoso dos bebês, no caso das gestantes. Mais do que isso, também fortalece o sistema imunológico e a estrutura óssea, consumido em saladas, sopas e até em sanduíches.

Broto de girassol

Os benefícios do broto de girassol são múltiplos e vão desde os benefícios à pele, combatendo o envelhecimento celular, até a prevenção de doenças relacionadas à visão. Na culinária, seu sabor é único e, além de saladas, também pode ser utilizado em macarronadas. Vale a pena experimentá-lo!

Broto de brócolis

Por ser rico em fibras, causa a sensação de saciedade e melhoram o trânsito intestinal. Seu consumo regular pode evitar tumores, uma vez que possuem sulforano, uma substância capaz de atuar diretamente no DNV e reduzir o risco de alterações que provocam o surgimento de câncer.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Agroindústria:

Produção de Brotos Comestíveis
Cultivo de Urucum e Produção de Corantes Naturais
Produção e Processamento de Pimenta

Fontes: Conquiste sua vida – conquistesuavida.com.br
Veja Saúde – saude.abril.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!