
Para criar galinhas em casa, é importante reservar um tempo para cuidar das aves e manter a criação sempre saudável. Além disso, é preciso construir um galinheiro para abrigar as aves e protegê-las do sol, da chuva e do frio. Fora que as galinhas devem se alimentar bem e contar com uma área onde possam ciscar livremente. Sem falar que as instalações devem ser limpas e desinfetadas para impedir a contaminação das aves por agentes patógenos.
Espaço e estrutura
As galinhas gostam de ciscar e se movimentar livremente. Para isso, é importante reservar uma área de 6 m² para três aves. Além de receber luz solar, o local deve contar uma área sombreada. Um piquete com grama também é necessário para as galinhas pastarem. Outra parte do piso deve ser coberta com substrato de qualidade para o bem-estar e conforto das aves.
O galinheiro pode ser construído com palha e madeira. O mais recomendado é que a estrutura conte com duas áreas: uma para as galinhas ciscarem e pastarem (grama); outra para elas dormirem (com poleiros) e botarem ovos (ninhos). O piso do galinheiro deve ser coberto com palha, serragem ou maravalha (cama do aviário).
Dicas de alimentação
Além da água limpa e fresca sempre disponível, as galinhas se alimentam basicamente com milho. Mas também podem ser oferecidos outros alimentos, como vegetais frescos e ração de boa qualidade (se houver capital disponível para tal). Como têm o habito de ciscar, as aves acabam comendo de tudo, até mesmo insetos e pedriscos.
Principais cuidados
Todos os dias, pela manhã, é importante trocar a água. Não é recomendado deixar alimentos nos comedouros, à noite, para não atrair roedores e outros animais. Quando anoitecer, todas as aves devem ser alojadas dentro do galinheiro. Assim que amanhecer, elas podem ser soltas para circularem livremente.
O galinheiro, os bebedouros e os comedouros devem sempre ser limpos (semanalmente) para impedir a proliferação de bactérias e outros agentes patógenos. A cada quatro meses, o galinheiro, os ninhos e os poleiros devem ser desinfetados. A palha da cama também deve ser trocada por outra para a manutenção da saúde e do conforto das aves.
Outro cuidado a ser tomado é saber se em sua região podem ser criadas galinhas soltas no quintal. No Brasil, existem alguns municípios que proíbem a criação de galinhas em áreas urbanas. Se for permitida, basta comprar as aves e começar a criação em casa.
Coleta dos ovos
Após a coleta dos ovos, eles deve ser limpos com uma escova seca para remover os resíduos. Não é recomendado a lavagem com água, pois a casca protege a gema e a clara da contaminação por bactérias e vírus.
Conheça os Cursos CPT da Área Avicultura:
Criação de Frango e Galinha Caipira
Criação Orgânica de Frangos de Corte e Aves de Postura
Avicultura - Produção e Principais Doenças
Fontes: ecycle.com.br
certifiedhumanebrasil.org
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.