O confinamento é uma atividade intensiva, que gira um volume de capital considerável e, no entanto, deve ser no mínimo lucrativa. É gerenciado e se desenvolve para que, ao final do período de manejo de 120 dias, os animais confinados estejam em condições de serem comercializados.
Na contenção de bovinos, eles são imobilizados para limitar seus movimentos garantindo sua segurança e a dos responsáveis pela técnica. Geralmente, ela é empregada para realizar procedimentos, como ordenha, castração, coleta de sêmen, ministração de medicamentos, procedimentos curativos, intervenções cirúrgicas, exames, entre outros.
Vai confinar bois e quer saber se terá ou não de acrescentar os tão famosos aditivos na alimentação de seus animais? Fique então sabendo que sim, você terá. Sabe por quê? Simples: os aditivos alimentares, difundidos pelo mercado brasileiro e também mundial, possuem uma grande diversidade de substâncias já testadas e aprovadas, que regularizam e estabilizam a fermentação ruminal.
Gilmar Ferreira, professor do Curso CPT Bovinos de Corte em Confinamento – Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais, destaca que a engorda em confinamento não pode mais ser observada como uma atividade isolada na fazenda, mas sim como uma fase da criação necessária para a terminação de bovinos que deve estar, preferencialmente, inserida entre as demais atividades.
O Zootecnista e Prof. Gilmar Ferreira Prado do Curso CPT de Alimentação de Bovinos de Corte pode te ajudar a pensar na suplementação do seu gado! Durante o período das secas a pastagem se torna mais escassa e pouco volumosa para o gado, com isso, existem alternativas que podem ser aderidas ao seu manejo para garantir uma alimentação de qualidade e a nutrição do seu rebanho!
Você acompanha a alimentação do seu gado? Para garantir que seu rebanho se desenvolva com saúde durante o período das secas e das chuvas é preciso enriquecer a alimentação para atingir os nutrientes essenciais. O Prof. Gilmar Ferreira Prado do Curso CPT de Alimentação de Bovinos de Corte, diz que: “A alimentação é o principal fator na definição da rentabilidade na criação de...
Válido por 30 dias, o exame andrológico envolve procedimentos, que avaliam as condições clínicas e o potencial reprodutivo do touro. Por meio dele, também avalia-se o reprodutor antes da estação de monta, bem como para a comercialização. Sem falar que o exame verifica falhas reprodutivas no rebanho, além de determinar a puberdade e diagnosticar problemas de fertilidade.
Bovinos e ovinos podem ser criados juntos? Sim, podem! E sabe por quê? Trabalhos conduzidos no Rio Grande do Sul demonstraram que o pastejo alternado entre bovinos e ovinos foi eficiente para reduzir a contaminação da pastagem (PINHEIRO et al., 1983; BORBA, 1995).
Você sabia que os pecuaristas brasileiros têm se adequado ao mercado, praticando um gerenciamento profissional, investindo em nutrição, melhoria genética e sanidade dos animais, e que isto tem aumentado a produtividade do rebanho e incrementado a produção de leite e carne? Pois é tudo verdade!
É possível sincronizar o cio de vacas doadoras e receptoras? Sim, é! E quem atesta essa real possibilidade é o Professor José Olavo Borges Mendes Júnior, do Curso CPT Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro. Segundo o especialista, “A sincronização das receptoras é realizada para deixá-las em um estágio do ciclo estral equivalente ao desenvolvimento do embrião nas...