WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Parasitas e bovinos. Como explicar esse relacionamento?

A maioria dos parasitos internos dos bovinos está no abomaso ou intestino delgado e possuem um ciclo de vida simples, direto e rápido

Parasitas e bovinos. Como explicar esse relacionamento?   Artigos CPT

A maioria dos parasitos internos dos bovinos está no abomaso ou intestino delgado e possuem um ciclo de vida simples, direto e rápido, explica Prof. Dr. Jackson Victor de Araújo, do Curso CPT Curso Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose. No interior do tubo digestivo ou nos pulmões vivem os vermes adultos: machos e fêmeas produzem milhares de ovos que são lançados no meio ambiente. Os ovos se desenvolvem e chegam a larvas infectantes com maior ou menor velocidade, de acordo com as condições climáticas do momento, ficando disponíveis na pastagem.

Os bovinos ao se alimentarem ingerem essas larvas infectantes que penetram na mucosa do tubo digestivo, ali elas irão se desenvolver dando continuidade ao ciclo. O revestimento estomacal e intestinal, ou mucosa, torna-se irritado e inflamado pela migração das larvas. Por essa razão, os bovinos não conseguem aproveitar direito os nutrientes dos alimentos ingeridos, pois ocorre um decréscimo na capacidade digestiva e absorvente da superfície da mucosa.

No outono e na primavera, o ciclo de vida desses parasitos gastrointestinais é mais rápido, levando aproximadamente uma semana para os ovos chegarem ao estágio de larva infectante (L3). Diferente do inverno e do período seco, que é desfavorável, demorando de 6-8 semanas, no pasto, para se tornar infectante.

As larvas na matéria fecal podem sobreviver por mais de 18 meses e no pasto em torno de seis meses. Essa informação é importante para fazer um controle parasitário eficiente com efeito imediato visando também atingir o próximo ciclo.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Gado de Corte.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!