Para entrar no mercado de gado de corte é necessário que se entenda as perspectivas da pecuária de corte, os desafios do crescimento das exportações e as oportunidades brasileiras no mercado da carne mundial.
O sistema de produção de gado de corte é um conjunto de tecnologias e práticas de manejo. Deve ser considerado ao se definir um sistema de produção: aspectos sociais, econômicos e culturais. No Brasil, os sistemas de produção de carne bovina caracterizam-se pela dependência quase exclusiva de pastagens.
A produção da pecuária de corte pode ser dividida em três fases:
1) Cria: período de cobertura até a desmama;
2) Recria: período entre o desmama até a fase de terminação;
3) Engorda: última fase e pode ser feita a pasto ou no confinamento.
Um sistema de confinamento de bovinos de corte bem projetado deve possuir: centro de manejo dos animais, área para produção de alimentos, silos e ou salas de feno; área para preparo dos alimentos, galpão para máquinas e implementos, currais de engorda; estrutura para coleta de esterco; estruturas de conservação do solo e da água.
Quanto à área, geralmente é sugerido de 15 a 30 m² por animal. Entretanto, em regiões mais secas podem ser usados 12 m² por animal. Por outro lado, em regiões mais chuvosas, com o intuito de se evitar lama, podem ser utilizados 50 m² por animal. Nesse caso, poderão ser feitas calçadas com 1,8 a 3,0 m ao longo dos cochos. Uma outra opção seria a construção de telhados, com pé direito de 3,0 m. Este seria recomendado apenas nos casos de regiões onde as chuvas são mais frequentes.
As cercas deverão ter uma altura mínima de 1,8 m e poderão ser construídas com arame liso, cordoalha, tábuas, etc.
Não é recomendável um lote exceda 100 cabeças/curral.
O tamanho ideal dos piquetes deve basear-se na seguinte fórmula:
Área/UA/dia = 30 a 150 m²
1UA = 1 unidade animal = 450 kg de peso vivo (PV)
Para maiores informações o CPT – Centro de Produções Técnicas tem o Curso Cria de Bezerros de Corte, pode ser de seu interesse também os seguintes cursos: Curso Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção e Curso Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte. Sugerimos também que leia os artigos: Aprenda sobre a alimentação de gado de corte, Nutrição do gado de corte pode ser proporcionada de diversas maneiras e Gado de corte e o estabelecimento de estratégias de alimentação à época seca.
Por: Natália Mayrink De Lazzari
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Gabriela Siqueira Lima
11 de jul. de 2021Qual o ano que esse artigo foi escrito?

Resposta do Portal Cursos CPT
12 de jul. de 2021Olá, Gabriela
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
O artigo em questão foi publicado em 18/07/2012.
Atenciosamente,
Erika Lopes