WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Por que castrar bovinos de corte?

A castração proporciona benefícios tanto aos machos, quanto às fêmeas

Bovinos de corte - imagem ilustrativa

Gilmar Ferreira, professor do Curso CPT Bovinos de Corte em Confinamento – Manejo e Gerenciamento, destaca que a bovinocultura de corte nacional é robusta e, chegando a produzir mais de 200 milhões de cabeças de gado por ano, com boas projeções de expansão a cada ano que se passa.

Nesse contexto favorável, produtores precisam estar atentos às diversas medidas de manejo, para garantir a produtividade do seu rebanho em menos tempo, obtendo o lucro planejado. Dentre elas, destaca-se a seleção, a marcação, a descorna, a estação de monta, a alimentação nas diversas fases e a castração.

Quais são as principais vantagens da castração para a produção de bovinos de corte?

- O principal benefício da castração é exatamente o que todos os produtores buscam: maior produtividade em menos tempo. O animal continua crescendo até mais tarde;
- A qualidade também é outra vantagem, pois a carne dos bovinos castrados se torna mais macia e melhor;
- Torna-se mais fácil manejar os animais, dado que apresentam mudança de comportamento, ficando mais calmos, mansos, obedientes e atentos ao manejo;
- Fisicamente, há um alargamento na anca e melhor desenvolvimento dos quartos traseiros, aumentando o valor de mercado, porque essas partes são consideradas carnes de primeira;
- Bovinos que apresentam baixo padrão genético não conseguem se reproduzir quando são castrados, isto é, mantém-se no rebanho somente animais com bons padrões genéticos e, dessa forma, evita-se prejuízo com animais defeituosos, de baixo rendimento ou doentes;
- Diminui-se os problemas de “relacionamento” entre os animais, sendo possível criar machos castrados e fêmeas juntos, sem que briguem ou se acasalem indesejavelmente.
- Fêmeas castradas não ficam em cio permanente, estado que as deixa nervosas e que prejudica o rendimento;
- Ainda sobre as fêmeas, quando castradas elas podem possuir dupla finalidade: por quatro anos pode ser leiteiras, antes de que sejam destinadas ao corte;
- Alguns machos estão sempre excitados sexualmente realizando várias coberturas por dia e tornando-se extremamente cansados, doença que pode ser curada com a castração.

Quando devo castrá-los?

Geralmente, a castração de bovinos pode ser feita em qualquer idade, mas, quanto mais cedo ela for feita, maiores serão os benefícios que ela produzirá à criação.

- Para bezerros destinados ao frigorífico, a castração é recomendada quando ainda estão mamando;
- Para bois utilizados em trabalho, indica-se a castração ao atingirem dois anos de idade;
- Vacas podem ser castradas quando estiverem adultas.

Métodos utilizados para castração de bovinos

São dois os mais populares:

Torquês

É um método mais “natural” e consiste na separação dos testículos dentro da bolsa escrotal, o que produz uma atrofia e faz com que sejam absorvidos pelo organismo do boi. Após quarenta dias, desaparecem completamente e não causa muitas dores ou desconforto aos animais.

Ablação dos testículos

A ablação é um procedimento cirúrgico que deve ser realizado por um profissional. O animal deve estar anestesiado e não pode se mover durante o processo, que consiste na remoção dos testículos a partir de um corte feito na bolsa escrotal.

A castração de fêmeas é mais complicada do que a de machos e deve ser realizada apenas por médicos veterinários. Popularmente, são castradas nas propriedades por funcionários ou por pessoas leigas, o que pode causar danos à vida dos animais e até levá-los a óbito.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Bovinos de Corte:

Bovinos de Corte em Confinamento – Manejo e Gerenciamento
Cria de Bezerros de Corte
Recria de Bezerros de Corte

Fonte: Rural News – ruralnews.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!