WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quais os principais suplementos para gado de corte?

Os suplementos para gado de corte são indispensáveis à dieta dos bovinos, porque maximizam o desempenho produtivo do rebanho

Quais os principais suplementos para gado de corte?

Os suplementos para gado de corte são indispensáveis à dieta dos bovinos, porque melhoram a nutrição, contribuem com a engorda dos animais e maximizam o desempenho produtivo do rebanho. Esses suplementos podem ser proteicos, energéticos ou proteico-energéticos, todos trazem benefícios, principalmente quanto à manutenção da boa saúde e do vigor dos bovídeos.

Por que fornecer suplementos ao gado?


Os suplementos são constituídos de aditivos, minerais e cereais, cuja formulação se fundamenta nas exigências de consumo e no balanço nutricional dos bovinos. A suplementação aumenta a taxa de concepção, acelera o ganho de peso e reduz a idade de abate dos bovinos de corte. Por esses motivos, torna-se essencial suplementar o rebanho, principalmente se os animais forem melhorados geneticamente, pois estes apresentam mais exigências nutricionais.

Quais os tipos de suplementos para o gado?


Os tipos de suplementos a serem adicionados à dieta do rebanho de corte devem considerar a época: estação das águas ou seca. No período de estiagem, por exemplo, os suplementos devem apresentar maiores concentrações de proteína bruta na sua formulação. Vejamos abaixo as características dos principais suplementos para gado de corte.

Suplemento proteico


São exemplos de suplementos proteicos a ureia, o farelo de algodão e o farelo de soja. O sal mineral com ureia, por exemplo, é uma opção mais barata na época da seca. Vale destacar que a suplementação deve apresentar custo-benefício favorável ao pecuarista.

Além dos suplementos proteicos encontrados no mercado, o produtor pode misturar os ingredientes na própria propriedade de acordo com a formulação feita por profissional qualificado. Seja qual for o suplemento proteico, ele deve ser fornecido em cochos cobertos e desnivelados para não acumularem água da chuva.

Suplemento proteico-energético


O suplemento proteico-energético, como o proteinado ou a mistura múltipla, apresenta excelente custo-benefício. No caso da mistura múltipla, ela é constituída de fontes proteicas e energéticas, além de sal mineral e sal comum.

Suplemento energético


O suplemento energético é muito comum na estação das águas. Ele é constituído de fontes energéticas, sal comum e sal mineral. Entretanto, para maximizar o potencial genético do rebanho de corte e aumentar o seu ganho de peso, também é importante acrescentar farelo de milho, farelo de trigo, farelo de mandioca, milheto, sorgo ou polpa cítrica à suplementação. Os especialistas recomendam menos de 12% de PB e 75% a 92% de NDT.

Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Corte:

Nutrição de Bovinos de Corte

Alimentação de Bovinos de Corte

Fabricação de Ração na Fazenda

Fonte: revistaagropecuaria.com.br

Por Andréa Oliveira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!