WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Segunda estação de monta na pecuária de corte: sim ou não?

Alguns pecuaristas costumam realizar uma segunda estação, geralmente de fevereiro à abril, quando as pastagens estão muito produtivas e a condição nutricional das fêmeas é favorável

Segunda estação de monta na pecuária de corte: sim ou não?   Artigos Cursos CPT

Alguns pecuaristas costumam realizar uma segunda estação, geralmente nos meses de fevereiro, março e abril, quando as pastagens estão muito produtivas e a condição nutricional das fêmeas é favorável.

“Essa estratégia tem por objetivo obter bezerros e, depois, garrotes e/ou novilhos em condições de comercialização, em períodos nos quais há baixa oferta dessas categorias de animais, o que, em certas situações, poderia compensar as perdas provocadas pelos períodos desfavoráveis de nascimento e de desmama enfrentados por esses animais”, afirma Prof. Leonardo de Oliveira Fernandes, do Curso CPT Como Fazer uma Estação de Monta.

Não se deve fazer a segunda estação de monta com o objetivo de dar uma segunda chance às vacas inférteis. Apesar disso, a maior parte dos pecuaristas de estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul têm adotado uma única estação de monta no início da estação chuvosa.

Não se justifica o estabelecimento de duas estações de monta durante o ano, pois considerando que o manejo e a alimentação são semelhantes para todas as vacas, seriam premiado somente aquelas de baixa eficiência reprodutiva, ou seja, que não conceberam durante o período desejado. Apesar de se reduzir o intervalo entre partos, uma seleção negativa para fertilidade seria feita.

Os nascimentos resultantes do período de monta complementar ocorreriam durante a época das águas, períodos em as incidências de doenças e parasitos são altas. Além disso, a ocorrência de nascimentos durante um longo período do ano dificulta a aplicação das técnicas de manejo nas épocas e idade mais adequadas.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Quer sucesso na pecuária de corte? Instale uma Estação de Monta na fazenda
- Vai instalar uma Estação de Monta? Acerte na duração!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Gado de Corte.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!