WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Informações importantes sobre o aleitamento de bezerras

O leite é essencial para a alimentação das bezerras e deve ser fornecido da melhor forma possível

Bezerra mamando - imagem ilustrativa

Oriel Fajardo, professor do Curso CPT Bezerras de Raças Leiteiras – Do Nascimento ao Desaleitamento, destaca que a criação de bezerras na fase compreendida do nascimento ao desaleitamento exige prática de manejo eficientes e muitos cuidados por parte do pecuarista, para que elas possam se desenvolver da forma adequada.

Ainda ressalta que os primeiros 28 dias de idade (período neonatal) compreendem a fase mais crítica de criação, representando 75% das perdas durante o primeiro ano de vida. Para reduzir essas perdas, é preciso estar atento à saúde e ao crescimento dos bezerros antes, durante e no período imediatamente após o parto.

É do conhecimento de todo criador que o manejo alimentar é decisivo para que o animal se torne produtivo em sua vida. Dessa forma, garantir que o aleitamento seja feito corretamente produz benefícios não só para o animal, como também para o pecuarista.

Logo que nascem, o primeiro alimento recebido pelas bezerras é o colostro, crucial para dar início ao seu desenvolvimento e para que adquiram imunidade. Sua ingestão está associada também à sua digestão e à sua capacidade de absorção do trato gastrointestinal.

Entretanto, é possível oferecer colostro de forma artificial, em quantidade aproximada de 10% do peso do animal logo após o parto. Cabe ao criador avaliar qual a melhor opção para a sua propriedade. Logo após a ingestão do colostro, inicia-se a fase do aleitamento, que pode ser realizada de forma natural ou artificial.

Aleitamento natural

O aleitamento natural é realizado quando a bezerra obtém seu alimento diretamente no úbere da vaca, isto é, através da mamada. Esse tipo de aleitamento pode ser feito de forma livre ou controlada. Recomenda-se que, ao fazer opção pelo aleitamento natural, o produtor faça controle do mesmo, o que proporcionará efeitos positivos no desempenho tanto da vaca quanto dos bezerros. Há algumas especificações indicadas para que a propriedade adote a forma natural.

. Principal vantagem do aleitamento natural:

- Redução na necessidade de mão de obra e de equipamentos.

Aleitamento artificial

Em contraste ao aleitamento natural, há o artificial, que permite aos pecuaristas controlar de forma mais eficiente o manejo dos animais e a qualidade do leite que é oferecido às bezerras. São dois os principais métodos de aleitamento artificial: o balde e a mamadeira.

Em relação ao balde, ele pode ser aberto ou com bicos. Quando se utiliza o balde com bicos ou as mamadeiras, há uma maior semelhança com o aleitamento natural, e se favorece a salivação e a liberação de enzimas digestivas. Quando o criador opta pelo balde aberto, consegue-se aleitar os animais de forma mais prática. Contudo, mesmo conseguindo alimentar um grande número de bezerras, esse método se afasta da mamada natural.

A mamadeira, por sua vez, além da semelhança mencionada acima, proporciona ao criador um maior contato com o animal, o que acaba tornando o animal mais dócil e menos resistente ao tratador. O processo ainda pode ser “complementado” se, durante o oferecimento da mamadeira, o tratador acariciar ou escovar o animal. Nota-se, porém, uma desvantagem: o fornecimento da mamadeira não é prático e exige muita mão de obra.

. Principais vantagens do aleitamento artificial:

- Produz baixa incidência de doenças;
- Permite controle de custos na fase de cria;
- Garante maior noção da quantidade de leite fornecido; e
- Proporciona maior higiene na ordenha.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Leite:

Bezerras de Raças Leiteiras – Do Nascimento ao Desaleitamento
Como Produzir mais Leite e Mais Bezerras
Técnicas para Produzir mais Bezerros

Fontes: Milk Point – milkpoint.com.br
Blog Fundação Roge – fundacaoroge.org.br/blog/
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!