WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Macrominerais e microminerais para bovinos

Você, pecuarista, sabia que uma dieta balanceada fornece às vacas condições de suportar toda a demanda energética de seu organismo?

Macrominerais e microminerais para bovinos

 

Você, pecuarista, sabia que uma dieta balanceada fornece às vacas condições de suportar toda a demanda energética de seu organismo?

Sabia, também, que no período de transição o organismo da vaca divide esforços entre se manter vivo, preparar as glândulas mamárias para a colostrogênese e lactação, gestação e ganhar peso? Se não sabia, fique tranquilo. É hora de aprender um pouco mais sobre o assunto.

Dando continuidade, aprender a calcular a quantidade ideal de cada nutriente (carboidratos, proteínas e lipídios), fornecer alimentos energéticos na medida certa e, ainda, fazer o uso adequado, quando viável, de suplementação mineral, vitaminas e aditivos é o segredo para a obtenção de vacas e bezerros saudáveis, resistentes e produtivos. E esse, sim, é o sonho de todo produtor de leite.

Os minerais e vitaminas, tópicos dessa nossa conversa, são adicionados nas dietas de bovinos desde a fase de aleitamento até a lactação, explica Pedro Henrique de Araújo Carvalho, professor do Curso CPT Estratégias de Alimentação para Vacas em Pré-parto e Lactação.

A maioria dos minerais interage entre si, melhorando ou reduzindo a sua absorção. Existem duas formas de utilização dos minerais nas dietas bovinas:

- Incremento direto no concentrado das dietas totais.
- Disponíveis no cocho.


E quanto aos macro e microminerais? O que dizer sobre eles? Pois, bem, vamos lá!


Os macrominerais mais importantes são o cálcio, o fósforo, o magnésio, o potássio, o sódio, o cloro e o enxofre.

O cálcio é essencial para a produção de leite e aporte nutricional dos bovinos. Sua utilização diminui a ocorrência de hipocalcemia. Deve ser fornecido em quantidade adequada no periparto e ao longo de toda a lactação.

Quanto aos microminerais, os mais importantes são o cobalto, o cobre, o ferro, o manganês, o selênio e o zinco. O selênio, quando associado à vitamina E, aumenta a imunidade e, consequentemente, a saúde dos bovinos, os quais se tornam mais resistentes às enfermidades.

Esse mineral é utilizado, inclusive, como um aditivo nutricional, melhorando o desempenho animal.

Para bovinos de alta produção que possuem maiores exigências nutricionais, torna-se necessário forçar a ingestão de minerais. Dessa forma, é considerável adicionar pré-misturas aos concentrados e, também, disponibilizar o sal nos cochos para os animais lamberem.

Mas, atenção, a maioria das fontes minerais não possui alta biodisponibilidade, fazendo com que a quantidade necessária de ingredientes seja ainda maior.

Muitos minerais já estão disponíveis como ingredientes dos alimentos prescritos na dieta. Por isso, é importante balancear suas quantidades, promovendo seu melhor aproveitamento pelo organismo animal.

A mínima deficiência de minerais na dieta pode decrescer significativamente o desempenho dos animais, diminuindo os índices reprodutivos, reduzindo a produção de leite e até aumentando a mortalidade entre os animais de algumas categorias.

Por isso, o NRC de 2001 compilou as recomendações nutricionais para cada um dos minerais importantes, as quais já foram atualizadas por pesquisas mais recentes, como pode ser observado abaixo.

Exigências nutricionais de minerais para bovinos

Exigências nutricionais de minerais para bovinos

 

E o que dizer sobre as vitaminas? Qual a sua importância para a manutenção dos bovinos?


As vitaminas também são recomendadas em pequenas quantidades para determinadas categorias animais dentro da bovinocultura, de modo que seu fornecimento não pode ser indiscriminado, já que o excesso pode causar prejuízos.

Cada vitamina exerce funções específicas em relação aos bovinos, também promovendo melhorias no desempenho animal, inclusive quando utilizadas como aditivos.

Exigências nutricionais de vitaminas para bovinos

Exigências nutricionais de vitaminas para bovinos

 

Gostou das nossas dicas? Leia a(s) matéria(s) abaixo e aprenda mais sobre o assunto:


- Lipídios na alimentação de vacas em lactação. Sim ou não? Muito ou pouco?


Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!


 

 

Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!