WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Melhoramento genético do rebanho. Como fazer?

São duas as ferramentas disponíveis para se promover o melhoramento genético de qualquer espécie bovina: seleção e cruzamento

Melhoramento genético do rebanho. Como fazer?   Artigos CPT

 

São duas as ferramentas disponíveis para se promover o melhoramento genético de qualquer espécie bovina: seleção e cruzamento. Seleção é o processo decisório que indica quais animais de uma geração vão se tornar pais da próxima, e quantos filhos lhes serão permitido deixar.

“Em outras palavras, pode-se entender seleção como sendo a decisão de permitir que os melhores indivíduos de uma geração sejam pais da geração subsequente”, afirma Roberto Luiz Teodoro, professor do Curso CPT Melhoramento Genético de Gado de Leite.

Acasalamento, por outro lado, é um termo amplo que, para animais domésticos, criados com fins comercias, é importante quando resulta em concepção, gestação e nascimento de filhos. Dessa forma, é um elemento complementar fundamental no processo de seleção. Quando o acasalamento ocorre entre indivíduos pertencentes a raças ou espécies diferentes, denomina-se cruzamento.

A seleção, de modo geral, tem o objetivo de melhoria e, ou fixação de alguma característica de importância. Isso quer dizer que ela tem por finalidade aumentar, na população, a frequência de alelos favoráveis. A melhoria obtida em características quantitativas vai depender da herdabilidade da característica em questão, e do diferencial de seleção. No entanto, é importante ressaltar que a seleção, apesar de possibilitar a mudança da frequência gênica da população, aumentando a frequência de alelos favoráveis, não cria novos genes.

A mudança na frequência dos genes é resultado da definição de quais serão os pais da geração subsequente e do número de filhos que estes pais deixarão. O cruzamento é, sem dúvida, uma forma de se conseguir melhoria genética e incrementos de produção e de produtividade. Contudo, isso não elimina a necessidade, e muito menos diminui a importância da seleção como método de melhoramento genético a ser realizado concomitantemente.

A seleção, além de fundamental para a melhoria das raças puras, tem de ser componente essencial em um programa de cruzamentos. Cruzamento sem seleção resulta em vantagens facilmente superáveis pela seleção em raça pura, ao passo que a associação das duas conduz a uma sinergia positiva.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- A importância dos cruzamentos na pecuária leiteira

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos na Área Gado de Leite
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!