WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como usar o 13°salário com sabedoria

O 13° salário é a oportunidade de pagar dívidas e contas atrasadas, principalmente as que apresentam juros altos

Como usar o 13°salário com sabedoria

Estamos em novembro e muitos empregadores começam a pagar a seus funcionários o 13°salário. Enquanto algumas pessoas gastam de uma vez esse benefício, outras preferem reservar o dinheiro para pagar as inúmeras despesas, que chegam com o novo ano que se inicia. O primeiro grupo age por impulso e se endivida facilmente. Já o segundo, planeja melhor suas finanças e mantém o orçamento em dia. A este último devemos seguir.

Veja como usar seu 13°salário com sabedoria:

Aprenda a planejar suas finanças

Planejar as finanças requer disciplina, comprometimento e responsabilidade. Esse planejamento garante a saúde financeira da família e evita endividamentos. O ano de 2020 sofreu sérios impactos econômicos, o que desestruturou muitos orçamentos familiares. Nesse sentido, o 13°salário é a chance de reestruturar as finanças, ou seja, pagar dívidas e contas em atraso, ou mesmo reservar capital para períodos turbulentos.

“Quando o orçamento estiver equilibrado, os novos gastos devem respeitar a renda mensal. A ordem é nunca gastar mais do que se ganha para evitar endividamentos. Com base nisso, o controle das finanças da família se torna mais fácil”, afirma Nerina Aires Coelho Marques, professora do Curso CPT Finanças na Família - Administração e Controle.

Reserve parte do 13° para imprevistos


Parte do 13°salário deve ser reservada para possíveis imprevistos. Caso não haja uma poupança, esse é o momento certo de guardar dinheiro para o futuro. Dessa forma, em situações emergenciais, esse dinheiro pode ser de grande ajuda. Por outro lado, se a reserva não for gasta, ela pode ser utilizada para realizar o sonho da casa própria, fazer uma viagem ao exterior, ou comprar um carro zero quilômetro.

Pague dívidas e contas atrasadas! Antecipe financiamentos!


O 13° salário é a oportunidade de pagar dívidas e contas atrasadas, principalmente as que apresentam juros altos, como cheque especial e cartão de crédito. Caso não existam dívidas nem contas atrasadas, é interessante adiantar as faturas para receber descontos. Afinal, com o dinheiro em mãos torna-se bem mais fácil negociar. Outra dica é antecipar algumas parcelas de financiamento, pois também há possibilidades de descontos.

Faça o 13° render com bons investimentos


Usar esse benefício do fim de ano em investimentos é uma forma inteligente de fazer o dinheiro render. Entretanto, deve-se investir o 13°salário em aplicações de baixo risco, como poupança, fundos de renda fixa, ou CDB (Certificado de Depósito Bancário). Quando o investimento é bem planejado, com base em objetivos, certamente trará ótimos rendimentos. Se houver dúvidas quanto ao tipo de aplicação ideal, basta consultar um especialista na área.

Reserve parte do 13° para despesas do início do ano


O início do ano é marcado por várias despesas, como taxa de matrícula escolar, lista de material escolar, IPVA, IPTU, entre tantas outras. Esses gastos típicos de janeiro encurtam o orçamento familiar, que pode entrar no vermelho. Para evitar que isso aconteça, uma opção é reservar parte do 13°salário para pagar essas despesas integralmente. Com isso, é possível conseguir bons descontos e economizar dinheiro.

Conheça os Cursos CPT da Área Casa Prática:

Finanças na Família - Administração e Controle

Como Organizar Sua Casa

Serviço de Mesa e Arranjos Florais

Fonte: Money Times

Por Andréa Oliveira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!