WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dicas para a remoção de manchas de sofá e estofados

Sofás e estofados requerem muito mais atenção na hora da limpeza, higienização e remoção de manchas

Limpeza de sofá - imagem meramente ilustrativa

Karla Teixeira, professora do Curso CPT Limpeza Fácil, destaca que as pessoas que cuidam de suas casas atualmente precisam de mecanismos para facilitar a sua vida. A limpeza da casa é uma de suas maiores preocupações, pois, mesmo sem disponibilidade de tempo, elas não abrem mão da qualidade de vida e do conforto para si e/ou para sua família.

Muito além da faxina diária, do rodo e da vassoura, há outros tipos de sujeiras que costumam incomodar bastante e que não podem ser removidos com um simples “pano com água”, como é o caso das sujeiras no sofá. Por ser um local muito utilizado, é comum que esses móveis tenham contato com bebidas, comidas e com outros tipos de substâncias que podem deixar marcas visíveis e que “tiram o sono” de quem cuida da casa.

Como remover manchas do meu sofá?

Em primeiro lugar, é necessário entender o que causou aquela mancha: a origem pode ser orgânica ou inorgânica. E, um dos segredos para a remoção de quaisquer uma delas está na identificação correta da causa. Os produtos utilizados na remoção variam de acordo com o pH:

- Produtos com o pH ácido são indicados para a remoção de sujidades inorgânicas pesadas, como ferrugem, cimento, gesso e calcário;
- Produtos com o pH neutro são indicados para a remoção de sujidades orgânicas medianas ou leves, como oleosidade, fuligem, sangue e gordura;
- Produtos com o pH alcalino são indicados para sujidades orgânicas e inorgânicas mais pesadas, como óleos, gorduras, urina, molho, tinta e graxa.

Tipos mais comuns de manchas

Dentre as manchas mais comuns, temos:

- Orgânicas: gorduras corporais, que escurecem o tecido ao entrar em contato direto; óleos, oriundos de alimentos já preparados, haja vista que muitas pessoas possuem o hábito de se alimentarem no sofá; sangue; e urina, comumente de animais que vivem na residência.

- Inorgânicas: mofo ou bolor, que “ataca” o estofado após uma lavagem mal feita ou o derramamento de algum líquido; oxidação e ferrugem, que podem ser decorrentes de grampos utilizados na própria fabricação do sofá; e tintas e pigmentos, como esmalte e caneta.

Atenção!

Nunca se deve misturar diferentes produtos químicos, pois isso pode causar uma mancha permanente nos tecidos ou alterar sua composição – corroer, distorcer ou desbotar. A grande maioria dos erros na limpeza de sofás e estofados se dá pela utilização de produtos incorretos, mas não pelo produto em si.

Qual a melhor forma de higienizar cada estofado?

Os estofados e, inclusive, as almofadas, costumam vir com uma etiqueta que indica a melhor forma de higienização, representada por 4 letras – O, W, P e F. É importante ficar atento a essas letras, pois elas informam qual a melhor forma de não errar na hora de higienizar o seu estofado:

- “O”: o produto só pode ser lavado com água;
- “W”: utilize apenas um pando úmido e produtos específicos;
- “P”: a lavagem deve ser feita a seco;
- “W”: a higienização deve ser feita com profissionais.

A limpeza diária pode ser feita com o auxílio de um aspirador de pó, escovas de cerdas macias ou panos próprios para essa finalidade. O material com o qual se fabricou o estofado também deve ser observado na hora de realizar qualquer tipo de limpeza. Algumas pessoas costumam recorrer a receitas “caseiras” para a remoção de manchas, mas o mais recomendado é que se procure ajuda de profissionais especializados. Assim como já mencionado, a limpeza de sofás e estofados vai muito além de um simples pano com água.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Casa Prática:

Limpeza Fácil
Treinamento de Empregada Doméstica
Profissionalizante de Empregada Doméstica

Fontes: Blog da Loja do Profissional – blog.lojadoprofissional.com.br
Viva Decora Blog – vivadecora.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!