WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Sabonete de glicerina: aprenda a fazer, comercialize e ganhe dinheiro!

Você sabia que o sabonete de glicerina, além de oferecer uma enorme versatilidade artesanal, ainda é o mais neutro e menos agressivo para a pele?

Sabonete de glicerina: aprenda a fazer, comercialize e ganhe dinheiro!   Artigos CPT

Você sabia que o sabonete de glicerina, além de oferecer uma enorme versatilidade artesanal, ainda é o mais neutro e menos agressivo para a pele? E tem mais: além de sua facilidade de fabricação e da economia (no caso de fabricação caseira) ele ainda pode se apresentar como uma ótima fonte de renda. "Para isto, basta conhecer as técnicas de fabricação, adquirir insumos de qualidade e ter muita criatividade por parte do artesão, dando formas, odores, tamanhos e cores diferentes aos sabonetes", explica Francisco Marco Ferreira, Professor do Curso CPT Perfumaria - Sabonetes, Perfumes, Óleos e Sais de Banhos.

A comercialização de alguns componentes utilizados na fabricação do sabonete de glicerina é controlada por órgãos do governo, que exigem licença especial para compra e venda. Por esse motivo, é mais prático utilizar a base glicerinada, fornecida por vários fabricantes credenciados. Nas fórmulas apresentadas a seguir, utilizamos a base glicerinada, já pronta, o que também facilita a fabricação de sabonetes e a padronização da qualidade.

Sabonete de glicerina (Tradicional)


- Ingredientes
1 kg de base glicerinada SS
20 a 30 mL de Composição aromática (essência) ou óleo essencial
Corante alimentício (solução em água ou álcool)

- Preparação
Usando recipiente esmaltado ou de aço inoxidável, derreter a base glicerinada SS, junto com o corante, em banho-maria. Não precisa mexer a base, enquanto estiver em banho-maria. Assim que derreter totalmente, retirar do fogo e, com o auxílio de uma espátula ou bastão de vidro, mexer a base derretida, afastando a nata que se formou. Em seguida, acrescentar a composição aromática (essência) e colocar em formas. Desenformar os sabonetes, quando esfriar o suficiente, tornando-se duro ao tato.

Dicas:


1- As bases glicerinadas SS (transparente ou branca) são fabricadas com altos teores de glicerina, para facilitar a desmoldagem, melhorar a transparência e a suavidade do sabonete. Entretanto, com essas características, o sabonete obtido é mais higroscópico que os sabonetes comuns.
2- Para evitar absorção da umidade do ar, principalmente em dias chuvosos ou muito úmidos, é importante envolvê-los em filmes transparentes, assim que forem desmoldados. Os sabonetes, não protegidos por filme, que apresentarem gotículas superficiais, devem ser lavados em álcool comum e enxugados, antes de ser embrulhados.
3- Os corantes alimentícios, por razões óbvias, não possuem muita resistência à luz. Aconselhamos deixar os sabonetes em tons fortes, para compensar a perda da coloração, quando expostos a luz.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Como Fazer.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!