WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Alimentação de cavalos: volumosos ou concentrados?

Volumosos são os alimentos fibrosos que constituem a alimentação dos equinos. Já os concentrados são uma mistura de ingredientes que, associada a outros, constitui uma ração

Alimentação de cavalos: volumosos ou concentrados?   Artigos CPT

São classificados como volumosos os alimentos fibrosos que constituem a alimentação dos equinos, que são fundamentais para o perfeito funcionamento do aparelho digestivo dos equinos, explica Prof. Dr. Eduardo Villela Villaça Freitas, do Curso CPT Alimentação de Equinos. Esses alimentos apresentam nível de fibra bruta igual ou superior a 18% e podem ser classificados em:
♦ Volumosos secos: fenos, palhadas, cascas de grãos etc.
♦ Volumosos aquosos: silagens e pastagens.

Principais características dos volumosos:


♦ São necessários para manter a flora intestinal;
♦ Geralmente, são pobres em energia, quando comparados aos concentrados;
♦ Quando tenros, apresentam altos níveis de vitaminas A e E;
♦ São pobres em fósforo;
♦ A composição química, bem como a digestibilidade são muito variáveis;
♦ Seu uso deve ser maximizado, pois permitem redução dos custos da alimentação dos animais.

As leguminosas e as gramíneas são as principais fontes de forragem para equinos. Quando de alta qualidade, podem suprir a maioria dos nutrientes dependendo da categoria animal em questão, da espécie forrageira, do tipo de solo e da fertilidade, da idade da planta, entre outros. Os principais fatores que determinam a qualidade da forragem é a idade ao corte ou pastejo e o estágio de maturação da planta. Com idade avançada, as plantas decrescem em proteína, energia, cálcio, fósforo e matéria seca digestível, enquanto aumenta a fibra. Podem ser utilizadas in natura, silagem ou como feno.

Já os concentrados são uma mistura, composta por macrominerais, ingredientes ou aditivos que, associada a outros ingredientes, em proporções adequadas e devidamente especificadas pelo seu fabricante, constitui uma ração. Apresentam menos de 18% de Fibra Bruta em sua composição, porém alto teor energético, ou mais de 60% de NDT. Esses alimentos são mais concentrados em nutrientes, quando comparados aos volumosos. Considerando os principais alimentos que compõem a dieta dos equinos, eles podem ser classificados em: proteicos e energéticos. Isso quer dizer que é o teor de proteína bruta disponível no alimento que determina sua classificação em dois grupos de alimentos principais: os energéticos, que são aqueles que apresentam menos de 20% de proteína bruta, e os proteicos, com mais de 20% de proteína.

Alimentos concentrados  - Energéticos: PB < 20%
 - Proteicos: PB > 20%


Entre os alimentos concentrados energéticos, podem ser destacados cereais como milho e sorgo. Já os concentrados proteicos podem ter origem vegetal, como é o caso das oleaginosas como a soja, o algodão e o amendoim.
O milho apresenta um alto valor de NDT, enquanto a soja alto valor de PB. Por isso, são os alimentos mais usados em alimentação animal em praticamente todo o mundo.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Criação de Cavalos.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!