WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como deve ser o tanque para alevinos?

O tanque ideal para alevinos é aquele que possui proteção contra predadores e facilita as operações de seleção, repicagem e despesca

Como deve ser o tanque para alevinos?   Artigos CPT

O tanque ideal para alevinos é aquele que possui proteção contra predadores e facilita as operações de seleção, repicagem e despesca. “A quantidade por embalagem varia em função da espécie, do tamanho dos peixes e da distância a ser percorrida”, explica Giovanni Resende de Oliveira, professor do Curso CPT Criação de Peixes - Como Implantar uma Piscicultura.

No caso da recria, a soltura dos alevinos com o tamanho de 3 a 5 cm, pode ser feita em hapas instalados em viveiros de terra ou em tanques-redes adaptados com bolsões (berçário). No momento da soltura, coloque as embalagens na água, por um período de 10 a 20 min, até que a temperatura da água da embalagem e a do viveiro se iguale. Nesse tanque, os alevinos serão recriados por um período de 30 a 60 dias. Depois disso, devem ser transferidos para o tanque de engorda. Recomenda-se uma proporção que varie de 5 a 12 alevinos por m2. Evite a soltura dos alevinos quando a temperatura da água for inferior a 20°C, ou quando for muito quente, nas horas mais quentes do dia.

Os sistemas de recria deverão dar condições excepcionais de conforto para o peixe, principalmente em relação à disponibilidade de alimento, espaço, segurança, oxigenação e temperatura. Os piscicultores que não detiverem conhecimento da tecnologia de recria devem adquirir os juvenis, direto para a engorda. Eles são peixes de 8 a 12 cm, que já passaram do período crítico de produção. Para o povoamento nos tanques de engorda, o procedimento é o mesmo da recria. A densidade de peixe por metro quadrado de área alagada vai depender do sistema de produção adotado.

Quando observamos que os peixes, principalmente os mais jovens, procuram abrigo do sol se escondendo por debaixo de píer, plantas aquáticas, ou qualquer outra estrutura, é sinal de que eles têm fotossensibilidade.

Gostou do assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:


Como medir o nível de oxigênio em açudes?

Quer saber mais sobre o Curso?Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Piscicultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!