WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Fontes de geração de energia elétrica

A energia elétrica se tornou essencial para a vida humana

Energia elétrica - imagem ilustrativa

Tarcísio Assunção, um dos professores do Curso CPT Capacitação de Eletricista: Eletricidade Aplicada, destaca que a energia elétrica é a principal fonte de energia do mundo todo. Produzida principalmente em usinas hidrelétricas, é responsável pelo desenvolvimento de vários países e crucial para vários aspectos da vida humana.

De acordo com a FGV Energia, o consumo anual de energia elétrica no Brasil é de 555 TWh (Terawatt-hora), com crescimento médio, nos últimos dez anos, de 4% ao ano. Nos últimos anos, a capacidade instalada do Brasil deu um salto. Em 2002 era de 80,3 GW e em 2013 chegou a 124,8 GW. O crescimento no período foi de 55,4%, uma média ao ano de 4,2%, muito próxima ao crescimento do consumo. Hoje, apenas as hidrelétricas já respondem por 85,3 GW da potência. E as térmicas – quem em 2002 produziam 8,5 GW – já são responsáveis por 19,3 GW.  Até 2025, a capacidade instalada deve chegar a 195,1 GW.

A energia elétrica tornou-se essencial para a sobrevivência humana, mesmo que não percebamos isso. Com o passar dos anos, novas formas de geração de energia foram descobertas e aperfeiçoadas, sejam elas renováveis (que são abastecidas constantemente pela natureza), sejam não renováveis (que não se renovam em prazo útil).

A seguir, apresentamos fontes de geração de energia elétrica:

Energia eólica

É a energia que se produz a partir dos ventos. É considerada renovável, pois o “estoque” de vento do mundo é inesgotável. Contudo, nenhuma região possui quantidade suficiente para que a sua energia seja gerada exclusivamente por essa fonte. Além disso, mesmo produzindo pouquíssimo impacto ambiental, os custos para implementação de uma usina eólica são elevados, o que inviabiliza sua utilização em massa.

Energia solar

Como o próprio nome já diz, a energia solar é obtida a partir do sol. Tornou-se popular não só no Brasil, como também em outros países, podendo ser do tipo fotovoltaica ou térmica. Assim como a energia eólica, possui altos custos para implementação, mas, com a popularização, deixou de ser uma utopia para se tornar realidade em muitas construções.

Energia hidrelétrica

A energia hidrelétrica consiste na utilização da água dos rios para movimentar turbinas que produzem eletricidade. É a principal forma de energia em nosso país e a que apresenta melhor custo-benefício, o que a torna acessível à população. Entretanto, requer condições geográficas boas para ser implantada e produz um grande impacto ambiental.

Energia nuclear

A partir da fissão nuclear de materiais radioativos, como o urânio-235, obtém-se a energia nuclear, também conhecida como energia atômica. É uma forma de energia que produz menos poluentes do que as usinas que utilizam combustíveis fósseis, mas a possibilidade de ocorrer acidentes acaba gerando muita preocupação entre os ambientalistas.

Combustíveis fósseis

Popularmente conhecidos e amplamente utilizados, os combustíveis fósseis produzem energia a partir de sua queima: petróleo, carvão mineral e gás natural são alguns dos exemplos desse tipo. Todavia, são um dos principais poluentes, o que tem promovido estudos com o objetivo de reduzir sua utilização.

Biomassa

Diferentemente dos combustíveis fósseis, a biomassa é toda a matéria orgânica não fóssil, seja de origem vegetal ou animal. É utilizada para gerar calor, eletricidade ou para a transformação em energias sólidas, líquidas ou gasosas. É uma fonte de energia renovável e que possui altos custos de implantação. Contudo, mesmo com esses altos custos, é classificada por muitos como a “energia do futuro”.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Energia:

Capacitação de Eletricista – Eletricidade Aplicada
Distribuição Elétrica na Fazenda
Energia Eólica – Para Geração de Eletricidade e Bombeamento de Água

Fontes: FGV Energia – fgvenergia.fgv.br
A Geradora – ageradora.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!