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Quais as melhores frutas para diabéticos?

Algumas frutas devem ser evitadas por quem apresenta diabetes, como a banana e o açaí, pois contêm muitos carboidratos

Quais as melhores frutas para diabéticos?

Quando os diabéticos fazem atividades físicas e seguem uma alimentação saudável, constituída de verduras, legumes e frutas, eles garantem um baixo nível glicêmico. Entretanto, algumas frutas devem ser evitadas, como a banana e o açaí, pois contêm muitos carboidratos. As frutas secas, até mesmo maçã e abacaxi, também não devem ser consumidas. O mesmo vale para geleias de frutas e frutas em calda, ainda que sejam de pêssego e uva, pois contêm alto teor de açúcar.

Quais frutas devem ser evitadas?


Como mencionado acima, nem todas as frutas são permitidas para pessoas com diabetes, pois contêm alto teor de carboidratos, como tamarindo, jaca, açaí, figo, melancia, caqui e banana. Todas as frutas processadas, como frutas secas, frutas cristalizadas, frutas em calda e sucos de fruta concentrados, devem ser evitadas independentemente de estarem liberadas para o consumo in natura. A maçã é um bom exemplo, pois é excelente para a saúde do diabético, contanto que não seja desidratada.

Quais as melhores frutas para diabéticos?


O abacaxi pode ser consumido à vontade, pois auxilia na digestão de proteína animal, principalmente carne vermelha. Já a amora deve ser consumida moderadamente por quem apresenta diabetes. Além de estimular a liberação de insulina no organismo, a amora controla a pressão arterial. Quanto à cereja, ela está liberada, pois apresenta vitaminas A, C e E, além de ser antialérgico, antiviral e anti-inflamatório natural.

O coco também é uma fruta benéfica para os diabéticos, pois reduz a glicemia, além de apresentar ação antibacteriana e antifúngica no intestino. Já o caju contém ferro e vitamina C sendo excelente para quem apresenta diabetes. Não podemos nos esquecer da laranja, fonte de vitamina C, mas que deve ser consumida com moderação. Quanto ao limão, ele pode ser consumido à vontade, pois é ótimo para as artérias.

Temos também a maçã, rica em fibras, o que auxilia no controle da glicemia. Sem falar que apresenta minerais e vitaminas benéficos ao organismo. Já a manga é perfeita para garantir a boa saúde dos olhos, além de reduzir o colesterol ruim (LDL) e contribuir com a digestão. Quanto ao mamão, ele é um laxante natural, que contribui com a boa saúde do intestino e pode ser consumido tranquilamente por pessoas diabéticas.

Em relação ao melão, ele é fonte de vitaminas B e C. Embora muito saudável, deve ser consumido moderadamente por pessoas diabéticas (consumo diário de uma fatia média). Quanto à pera, ela é rica em vitaminas A e C, além de fibras. Como é leve, é recomendada a quem tem diabetes sem nenhuma restrição. O mesmo vale para o pêssego, que melhora a saúde da pele e previne o envelhecimento precoce. Por fim, temos a uva que, quando consumida com casca, previne doenças cardiovasculares e reduz o colesterol ruim (LDL).

Como consumi-las?


As frutas devem ser consumidas preferencialmente com casca, como a maçã, a pera, a uva, o pêssego e a ameixa. Para diabéticos, o ideal é uma fruta média por dia (ou meia xícara da fruta picada), o que corresponde a 15 gramas de carboidratos. Quando consumidas com aveia em flocos ou biscoito integral triturado, as frutas impedem o aumento do índice glicêmico.

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Fonte: Frutíferas.com

Por Andréa Oliveira

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