WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Receitas de clássicos da culinária francesa para se sentir em Paris!

A culinária francesa é uma das mais prestigiadas e saborosas do mundo inteiro, repleta de técnicas e de requinte

Croque monsieur - imagem meramente ilustrativa

Rosny Gerdes, professor do Curso CPT Cozinha Internacional – Parte 1, ressalta que são vários os países que possuem uma culinária reconhecida internacionalmente, assim como o Brasil. Porém, dentre eles, os clássicos franceses, que envolvem uso de diferentes técnicas, são um dos mais prestigiados.

Muito além da Torre Eiffel, em Paris, anualmente, a França atrai milhares de turistas também pelo paladar. Valorizada por privilegiar a leveza e a delicadeza em seus pratos, é quase impossível encontrar alguém que não seja apaixonado por pelo menos uma das iguarias de origem francesa que são conhecidas em todo mundo.

Vale destacar, também, que os franceses são conhecidos por uma grande variação na gastronomia, que varia de acordo com cada região do país. Entretanto, mesmo diversa, sua culinária se preocupa com sabores marcantes e com apresentações requintadas.

Dentre os principais ingredientes, as ervas frescas, o alho, os cogumelos, o pato e os queijos são os que mais marcam presença nesse cenário de elegância e sabor. Ainda, os molhos também são muito importantes e a presença de bebidas alcoólicas é constante. Em relação às massas, são caracterizadas por aspecto leve e por conter bastante gordura, como é o caso das massas folhadas – que são versáteis e podem ser utilizadas em doces e salgados.

Os costumes franceses

Desde pequenos, os franceses são ensinados a aprender e a privilegiar a sua gastronomia, realizando refeições três vezes ao dia e sem pequenos lanches nos intervalos. Para o desjejum, é comum consumir, basicamente, pão e café, em uma refeição leve, para que o almoço possa ser servido com fatura.

Outra curiosidade é que, populares pelos seus queijos, os franceses possuem mais de 500 variedades, que se apresentam em texturas e intensidades de sabor diferentes, haja vista que esse ingrediente não pode faltar nos pratos franceses.

Então, agora que você está mais familiarizado com a culinária francesa, que tal aprender algumas receitas? As técnicas de preparo, em alguns casos, são difíceis, mais o resultado com certeza vale a pena!


Croque monsieur


Ingredientes

- Molho Branco

2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de Leite morno
1 colher (chá) de sal
1 pitada de noz-moscada
1 pitada de pimenta-do-reino preta
1 copo de requeijão

- Croque Monsieur

12 fatias de pão de forma sem casca
1 colher (sopa) de manteiga
6 fatias de presunto
6 fatias de queijo mozarela
50 g de queijo tipo suíço ralado (gruyere ou ementhal)
50 g de queijo mozarela ralado

Modo de preparo

- Molho Branco

Em uma panela aqueça a manteiga, junte a farinha de trigo e misture bem até dourar levemente. Junte o Leite aos poucos, misturando bem e deixe ferver, sem parar de mexer, por cerca de 2 minutos (ou até engrossar). Desligue o fogo, coloque o sal, a noz moscada, a pimenta do reino e o requeijão e misture bem. Reserve.

Croque Monsieur

Passe manteiga nas fatias de pão e toste-a dos dois lados em uma frigideira. Coloque 6 fatias de pão tostado em uma assadeira grande (separadas uma das outras) e passe uma camada de molho branco em cada uma. Coloque uma fatia de queijo mozarela e outra de presunto e coloque um pouco de molho branco. Cubra com as fatias de pão restantes, formando os sanduiches e, sobre cada uma delas coloque mais uma porção de molho branco. Distribua o queijo tipo suíço e o queijo mozarela misturados e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 20 minutos ou até gratinar. Sirva a seguir.


Ratatouille


Ingredientes

1 berinjela
1 abobrinha
1 pimentão amarelo
3 tomates
2 cebolas
1 pitada de Sal
1 galho de tomilho
3 colheres (de sopa) de azeite extra virgem

Molho de Tomate

2 colheres de azeite de oliva
2 dentes de alho amassados
1/2 cebola picada em cubinhos
2 tomates
1/2 xícara (de chá) de água
1 pitada de Sal
Folhas de manjericão

Modo de Preparo

Comece fazendo o molho de tomate: coloque o azeite em uma panela, frite um pouco o alho e acrescente a cebola, deixe até que ela fique um pouco transparente. Acrescente os tomates picados e deixe um pouco para até dar uma murchada. Depois, coloque a água e deixe cozinhar por alguns minutos. Então adicione o sal e as folhas de manjericão. Reserve.

Preparação do prato: corte primeiramente a berinjela, pois ela precisa ficar de molho em água salgada por uns 20 minutos para quebrar um pouco do sabor amargo e não deixar que ela fique escura. Enquanto ela está na água corte o restante dos legumes também em rodelas não muito grossas e nem finas.

Montagem do prato: coloque o molho em uma travessa e arrume as camadas de legumes com as fatias na vertical. Comece de fora para dentro, posicionando as rodelas de forma intercalada com os legumes. Preencha toda a travessa. Para finalizar preencha os espaços com os legumes que restaram, até que fiquem tudo bem preenchido. Corte o galho de tomilho em pedaços pequenos (se preferir pode acrescentar outras ervas de seu agrado). Polvilhe por cima junto com o sal. Para finalizar a montagem do ratatouille derrame o azeite por cima. Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio por cerca de 30 minutos. Após esse período, retire o papel alumínio e deixe mais 10 minutos para redução do molho. No entanto, fique atento para que não seque o molho e os legumes venham a queimar. Sirva como preferir.


Filé au poivre


Ingredientes

8 medalhões de filé mignon
2 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de azeite
4 colheres (sopa) de pimenta verde em grãos
1 xícara (chá) de vinho branco seco
4 colheres (sopa) de conhaque
400 ml de creme de leite fresco
Sal a gosto

Modo de preparo

Antes, preaqueça o forno a 200ºC (temperatura alta). Em uma frigideira grande, coloque a metade do óleo e do azeite e leve ao fogo alto para esquentar. Quando estiver bem quente, acrescente 4 medalhões na frigideira e deixe dourar por 2 minutos sem mexer. Vire os medalhões, de preferência com uma pinça de cozinha para não furar a carne e perder líquido, e doure o outro lado por mais 2 minutos. Com a pinça, segure os medalhões e apoie um ao lado do outro para dourar as laterais por 1 minuto. Vá rodando até dourar a lateral toda. Retire-os da frigideira e transfira-os para numa assadeira, sem levar ao forno. Coloque o óleo e o azeite restantes, sem lavar a frigideira, e volte ao fogo até esquentar. Repita a operação anterior com os medalhões restantes. Retire os medalhões da frigideira, transfira para a assadeira e leve ao forno preaquecido por 18 minutos (ao ponto). Sem lavar a frigideira, acrescente o vinho branco e leve ao fogo baixo. Com uma colher de pau, esfregue o fundo da frigideira para que os resíduos da carne sejam absorvidos ao molho. Este processo é chamado deglaçagem. Apoie as pimentas verdes sobre uma tábua e, com uma faca, pique grosso. Acrescente o conhaque, as pimentas verdes e o creme de leite. Deixe reduzir por cerca de 10 minutos, até que o molho comece a encorpar. Reserve. Retire os medalhões do forno. Acrescente o líquido que se formou na assadeira ao molho de pimentas e misture bem. Por fim, distribua o molho quente no fundo de quatro pratos e sirva dois medalhões por pessoa. Sirva imediatamente.


Madeleines


Ingredientes

175 gramas de manteiga
175 gramas de farinha de trigo
150 gramas de açúcar de confeiteiro
2 gramas de sal
8 gramas de fermento químico
1 laranja – casca ralada
1 limão – casca ralada
175 gramas de ovos
10 gramas de mel

Modo de preparo

Antes, preaqueça o forno a 200º C e unte uma forma especial para madeleines. Derreta a manteiga em banho-maria ou no micro-ondas e deixe esfriar. Peneire a farinha, o açúcar de confeiteiro, o sal e o fermento, juntando a casca de laranja e do limão e misture bem. Junte a manteiga e misture mais, até obter um composto homogêneo. Acrescente os ovos e o mel, misturando até obter uma massa lisa, com a consistência cremosa e sem grumos. Deixe a massa descansar por 1 hora na geladeira e, depois, coloque-a em uma manga com bico liso. Asse por aproximadamente 13 minutos e tire da forma, deixando esfriar sobre grades.

Dicas: Preencha a forma com pouca massa, pois elas crescem. E, se você não usar toda a massa de madeleine no mesmo dia, você pode mantê-la na geladeira e assá-la no outro dia.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Gastronomia:

Cozinha Internacional Parte 1
Cozinha Internacional Parte 2
Cozinha Árabe

Fonte: Delícias Culinárias – deliciasculinarias.com.br
Receitas: Delícias Culinárias – deliciasculinarias.com.br; Panelinha – panelinha.com.br; Nestlé – receitasnestrle.com.br; Confeiteira de sucesso – confeiteiradesucesso.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!