WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como evitar a ansiedade no ambiente de trabalho?

A ansiedade é um transtorno mental cada vez mais comum entre os brasileiros

Ansiedade no ambiente de trabalho - imagem ilustrativa

Classificada por muitos como “o mal do século”, a ansiedade é um transtorno mental que afeta um número cada vez maior de pessoas e é caracterizada pela preocupação excessiva em situações cotidianas, provocando aumento na frequência cardíaca, respiração acelerada, sudorese e sensação de cansaço.

Além do pessoal, ela pode afetar também o ambiente de trabalho. No ambiente de trabalho, causa queda na produtividade e diminui a qualidade de vida do profissional. De acordo com a OMS, o Brasil é o país com mais ansiosos em todo o mundo, o que faz com que esse transtorno mereça toda a atenção possível.

Thiago Baptista, professor do Curso CPT Estratégias de Coaching para Jovens Empreendedores, chama a atenção para as pessoas que apresentam ansiedade, afirmando que é possível afastá-la do ambiente de trabalho, mas que elas também devem procurar ajuda profissional para tratá-la corretamente.

Como a ansiedade interfere no meu trabalho?

De certa forma, a ansiedade é considerada um sentimento normal, pois, quando se manifesta em níveis adequados, consegue preparar as pessoas para a tomada de decisões importantes e as deixa alertas em situações de risco. Entretanto, ao ultrapassar esse “nível”, deixa de ser algo positivo e afeta diretamente a qualidade de vida do indivíduo.

Isso porque ela torna o trabalho e as obrigações diárias mais difíceis de serem executados, além de desmotivar e fazer com que nos sintamos incapazes, impactando diretamente na produtividade das pessoas. Logo, o rendimento e a produtividade laboral ficam comprometidos.

Como evitar a ansiedade no ambiente de trabalho?

- Relaxamento

O ritmo atual das pessoas está cada vez mais intenso e é normal que tudo pareça muito acelerado. Para evitar que você também se sinta em uma “maratona de corrida” todos os dias, dedique um tempo a você e ao seu bem-estar psicológico. Realizar exercícios físicos é uma boa opção, bem como um sono regulado e tranquilo. Não leve os problemas do trabalho para o pós-expediente e respeite sempre seu horário de descanso.

- Pausa

Quando tudo parece confuso ou pesado demais, faça uma pausa. No ambiente de trabalho ou mesmo no home office, tome um café, uma água, dê uma volta breve e procure respirar tranquilamente para que você possa retornar ao seu posto de trabalho mais leve e concentrado para suas obrigações.

- Organização

A organização do ambiente onde você trabalha também influencia na sua ansiedade. É desgastante trabalhar em um ambiente onde você nunca encontra o que precisa ou onde todas as informações parecem ser conflitantes e desordenadas. Sua mesa pode se tornar um local mais harmônico e acolhedor com “tudo no seu devido lugar”.

- Prioridades

Diariamente, é comum que tenhamos várias tarefas a serem realizadas. E, ao final do dia, muita gente costuma ter aquela sensação de que nada foi feito corretamente. Por conta disso, definir prioridades é uma forma de estabelecer uma hierarquia entre todas as suas atividades, garantindo que as mais importantes sejam feitas primeiro e evitando que a sua ansiedade em resolver todas de uma vez se potencialize.

- Hábitos

A mudança de hábitos é libertadora para que se sente “preso” no mesmo lugar. Buscar se reinventar como profissional – sem perder o profissionalismo e a produtividade – faz com que as atividades se tornem mais agradáveis, fáceis de serem executadas e afasta a ansiedade do seu trabalho.

- Ajuda profissional

Como mencionado, a busca por uma ajuda especializada é crucial. Afastar a ansiedade do ambiente de trabalho não significa que o indivíduo passe a ganhar em qualidade de vida. Especialmente para pessoas que se encontram em um estágio mais avançado desse transtorno mental, a ajuda de psicólogos, psiquiatras e outros profissionais da área é vital. Somente eles conseguirão, com recursos, conhecimento e técnicas, controlar a ansiedade em você.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:

Estratégias de Coaching para Jovens Empreendedores
Empreendedorismo e Inovação
Liderança Gerencial – Como Desenvolver Habilidade em Liderança

Fontes: Vittude Corporate – vittude.com
IBC – ibccoaching.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!