WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O que é proatividade? Como ser mais proativo?

Ser proativo está relacionado com a habilidade de prever e resolver problemas

Proatividade - imagem ilustrativa

O conceito de “sucesso profissional” varia de pessoa para pessoa, pois cada um define suas próprias metas e estabelecem seus próprios desafios. Entretanto, dentre as principais características positivas que um bom profissional deve possuir para alcançar seus objetivos pessoais na carreira, está a proatividade.

Thiago Baptista, professor do Curso CPT Estratégias de Coaching para Jovens Empreendedores, destaca que nesse contexto, o sucesso é possível a todos, mas apenas os que estão sempre em busca de aprimoramento e de desenvolvimento de novas aptidões o alcançarão plenamente, assim como desejam.

Logo, é importante conhecer um pouco mais sobre essa habilidade importante:

O que é proatividade?

Muitas pessoas ouvem falar de proatividade, mas não sabem o que exatamente ela significa. Ao buscarmos no dicionário, nos deparamos com a seguinte definição:

“Característica de quem busca identificar ou resolver os problemas por antecipação, com antecedência; presteza, diligência.”.

Nesse sentido, percebe-se que a proatividade está diretamente relacionada não só com a capacidade de “prever” um problema, mas também com o fato de resolvê-lo antecipadamente.

Proatividade é o mesmo que iniciativa?

Apesar de muito confundidos, os dois conceitos são diferentes entre si. Em um exemplo prático, fica mais fácil distingui-los:

- Situação: haverá um atraso na entrega de determinado produto.

. Funcionário com iniciativa – atende o cliente e dialoga para tentar deixá-lo mais tranquilo em relação ao problema da entrega.

. Funcionário proativo – se antecipa, entra em contato com o cliente, informa que haverá um atraso e explica as razões desse problema.

Como ser mais proativo?

- Atitude

Dado que o profissional proativo é aquele que está sempre um passo a frente, ter atitude em todas as situações é uma habilidade quase vital. Porém, isso não significa que você deva agir sempre, no impulso: a tomada de decisões assertivas requer conhecimento da situação, análise e cautela.

- Prioridades

É preciso definir em quais projetos você deve “investir” a sua energia, classificando-os em prioritários ou segundo plano, por exemplo. Desperdiçar seu tempo com tarefas que não levam a lugar nenhum não agrega nada em sua vida profissional.

- Eficiência

Não basta antever o problema e a solução dele se ela não é eficiente. Por conta disso, a criação de um plano de ação é uma tarefa importante para que o seu perfil proativo não produza “efeitos colaterais”.

- Antecipação

Palavra-chave para definir proatividade, antecipação diz respeito a ser um profissional que quase nunca é surpreendido com problemas que possam ocorrer no seu ambiente de trabalho, minimizando os impactos, quaisquer que sejam.

- Criatividade

A criatividade é uma habilidade exigida atualmente em quase todas as profissões. E não por isso, ela é “simples”, isto é, para ser criativo, é necessário envolver várias tarefas cognitivas, buscando novas formas de enxergar as coisas.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:

Estratégias de Coaching para Jovens Empreendedores
Empreendedorismo e Inovação
Gestão de Pessoas na Pequena Empresa – Parte 1

Fontes: Tecno Speed – blo.tecnospeed.com.br
Vai de Bolsa – vaidebolsa.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!