WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Qual o melhor caminho para se tornar um CEO?

O cargo de CEO é um sonho para muitos profissionais e o mais importante dentro de um ambiente empresarial

CEO - imagem ilustrativa

CEO á uma sigla que, em inglês, significa Chief Executive Officer – ou, em português, diretor-presidente. Essa profissão tem sido muito valorizada atualmente pelo fato de que esse profissional detém a maior autoridade na hierarquia operacional de organização, isto é, é um cargo de extrema importância para a empresa.

Thiago Baptista, um dos professores do Curso CPT Estratégias de Coaching para Jovens Empreendedores, ressalta que em qualquer âmbito profissional, o sucesso é possível a todos, mas apenas os que trabalham duro e se aprimoram constantemente o alcançarão, pois o único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é o dicionário.

Nesse contexto, ainda que pareça utópico para muitos, é possível construir um caminho que te leve ao tão sonhado cargo de CEO. É necessário reunir foco, disciplina e muita experiência, além de possuir notável expertise. Entretanto, tenha sempre em mente que quanto maior o seu cargo, maiores serão as suas responsabilidades.

O que faz o CEO?

São deveres importantes do CEO planejar e desenvolver um curso exitoso para o negócio, criando uma cultura organizacional e modelando valores internos. Estruturar uma equipe de gestão, tomar decisões que impactam os gestores de cada área, estipular metas comerciais e dar a aprovação final para a aplicação de recursos também entram na lista do que um CEO precisa fazer.

A seguir, apresentamos algumas dicas para quem deseja alcançar essa posição profissional tão desejada:

Presença

Ter presença não significa chegar e fazer com que todos saibam que você está ali. Mesmo em grandes empresas, é comum que, apesar da casca cara, o interior seja vazio. Estar em uma posição hierarquicamente superior não te autoriza a tratar a todos como se você fosse o mais importante, é justamente o contrário: saber se comunicar mantendo o respeito. Ainda, se você é capaz de escutar e responder de forma lógica, se torna um líder de destaque, lidando de maneira simples com o que é complexo.

Entendimento

O seu público é um dos pontos principais de uma empresa e muitos profissionais não são capazes de compreendê-lo ou atingi-lo de forma efetiva. Para ser um CEO, saber ler colaboradores e clientes é uma virtude que, com certeza, ajudará a impulsionar os resultados, sempre com o ego sob controle e sabendo reconhecer o que os funcionários fazem pela empresa.

Senso de humor

A pressão do ambiente empresarial pode causar uma síncope em muitos executivos, pois eles costumam levar o trabalho todo muito a sério. Contudo, ter um bom senso de humor torna-se imprescindível, sabendo rir de si mesmo e aprender com os erros, compartilhando, sempre que possível, bons momentos com as pessoas que o cercam.

Tempo

Uma das grandes dificuldades enfrentadas não só por executivos de empresas, como por boa parte das pessoas, é a falta de administração de tempo, tão necessária nos dias atuais. E, vale lembrar que no contexto empresarial, tempo não se compra. Logo, CEOs de grandes empresas conseguem controlar seus horários e usar o tempo a seu favor, não somente para o trabalho efetivo, como também para pensar e refletir sobre ele.

Consistência e transparência

Dentre as características que um CEO deve apresentar, a consistência e a transparência merecem destaque, haja vista que é crucial transmitir uma mensagem consistente sobre a visão e os objetivos da empresa ao mesmo tempo em que se é transparente em relação a progressos e desafios, o que garante melhor alinhamento com a visão e a estratégia. Por exemplo, nas organizações onde a má notícia é motivo de punição, atitude motivada pelo CEO, há menor probabilidade de sucesso a longo prazo.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:

Estratégia de Coaching para Jovens Empreendedores
Empreendedorismo e Inovação
Liderança Gerencial – Como Desenvolver Habilidades em Liderança

Fonte: Forbes – forbes.com.br
FM2S – Educação e Consultoria – fm2s.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!