WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Hidroponia: o que preciso saber para utilizar estufas no cultivo?

O desenvolvimento de um cultivo hidropônico dentro de uma estufa permite ao produtor o estabelecimento de um clima ideal para as espécies cultivadas

Estufa de hidroponia - imagem ilustrativa

Clério Hickmann, professor do Curso CPT Hidroponia – O Cultivo sem Solo, esclarece que nos cultivos hidropônicos, os produtos são cultivados sem contato com o solo. Como? As plantas recebem da água, enriquecida com nutrientes, tudo aquilo que é necessário para o seu crescimento.

Esse tipo de cultivo tem se popularizado cada vez mais, impulsionado pelas facilidades que o sistema hidropônico é capaz de oferecer aos produtores. Geralmente, a hidroponia pode ser desenvolvida em qualquer local sem grandes dificuldades, desde que os hidroponicultores possuam conhecimento para o manejo do cultivo.

Ainda, o cultivo hidropônico pode ser associado a uma estufa, estrutura que permite o estabelecimento de um microclima ao local de cultivo, favorecendo ainda mais o desenvolvimento das plantas e a produtividade delas. Com relação à estufa, a escolha por uma cobertura considerada ideal é necessária e ajuda a potencializar a produção.

A construção da cobertura

Antes de dar início ao projeto hidropônico com a utilização de uma estufa, é importante estar atento a alguns fatores:

- Luminosidade

Enquanto algumas cultivares demandam exposição direta à luz natural, outras podem ser cultivadas à sombra sem muitos problemas. De uma forma ou de outra, pensar na luminosidade do local é medida que se faz imprescindível para as plantas, haja vista que elas dependem dela para realizar a fotossíntese. E as coberturas podem auxiliar, por exemplo, em locais com menor disponibilidade de luz natural, otimizando-a para as plantas. Da mesma forma, quando o local é exposto demais, a cobertura pode facilitar a projeção de sombras.

- Ventilação

A ventilação tem interferência no estabelecimento de um clima ideal nas estufas. Para evitar, por exemplo, o superaquecimento, o ar precisa circular, seja com ventiladores, seja com a ventilação natural, que também pode ser pensada a partir da construção da cobertura da estufa. O equilíbrio entre a luminosidade e a ventilação deve ser o foco dos hidroponicultores.

- Água

Se o cultivo precisa de água, logo, ela é um elemento essencial nas estufas. Precisam apresentar boa qualidade e estar livres de microrganismos patogênicos e de substâncias tóxicas, por exemplo.

Materiais para a cobertura

- Estrutura

Para montar o “esqueleto” da cobertura, o material mais utilizado é a madeira, pelo fato de ser mais barata. No entanto, as estruturas de aço galvanizado despontam como uma opção que apresenta custo benefício – ao mesmo tempo em que custam mais caro, são mais resistentes e duráveis.

- A cobertura

O material escolhido precisa ser de qualidade e também tem a missão de proteger as plantas e de favorecer, como dito, a luminosidade do local. Há, por exemplo, lonas agrícolas próprias para esse tipo de cultivo – considerado “protegido”, que apresentam transparências variadas para se adequar às espécies cultivadas. As transparentes se destacam nos dias em que o clima está mais nublado e nos cultivos em que as plantas demandem muita luminosidade para se desenvolverem, ao passo que as opacas são recomendadas para espécies mais sensíveis ao calor.

- Equipamentos

Dentro das estufas, bancadas ou mesas para as mudas são indispensáveis. Os outros equipamentos variam de acordo com o tamanho do cultivo e de acordo com o sistema hidropônico que será utilizado. Além de estarem adequadas às espécies, todas as estruturas têm que facilitar a circulação e o conforto das pessoas que lidam diariamente com as plantas hidropônicas.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Hidroponia:

Hidroponia – O Cultivo sem Solo
Hidroponia – Solução Nutritiva
Hidroponia de Plantas Medicinais e Condimentares

Fonte: Blog Sansuy – blog.sansuy.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!