WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

8 formatos de redes de computadores

As redes de computadores apresentam formatos diversos, que podem ser determinados pela distância em que os equipamentos conectados a elas se encontram uns dos outros

8 formatos de redes de computadores

De acordo com Marcilio Bergami de Carvalho, especialista em Redes e professor do Curso CPT Redes de Computadores - Básico, uma rede de computadores permite transferir arquivos e programas, além de compartilhar a conexão com a internet e os periféricos, como impressoras. Dessa forma, ela se tornou um componente fundamental, principalmente para as micro, pequenas, médias e grandes empresas.

As redes de computadores apresentam formatos diversos, que podem ser determinados pela distância em que os equipamentos conectados a elas se encontram uns dos outros. Nesse sentido, temos: a LAN, a MAN, a PAN, a SAN, a WAN, a WLAN, a WMAN e WWAN.

LAN


Trata-se da Rede Local ou Local Area Networks, que conecta computadores presentes no mesmo espaço físico. A LAN é muito comum em residências, escolas e empresas para troca de informações entre dispositivos em um mesmo local.

MAN


Trata-se da Rede Metropolitana ou Metropolitan Area Network, que conecta várias redes locais em um raio abrangendo dezenas de quilômetros. A MAN interliga escritórios, localizados na mesma cidade, mas em bairros diferentes, que precisam trocar informações de forma remota.

PAN


Trata-se da Rede de Área Pessoal, que conecta dispositivos em um raio de distância limitado. Como exemplo de PAN, podemos citar a rede Bluetooth, utilizada para compartilhar imagens, músicas e documentos entre dispositivos próximos.

SAN


Trata-se da Rede de Área de Armazenamento, que apenas conecta um servidor a vários computadores. Entretanto, a SAN é tão importante quanto ás demais redes, pois sem ela, torna-se inviável conectar computadores à internet.

WAN


Trata-se da Rede de Longa Distância ou Wide Area Network, que extrapola a capacidade da MAN, pois alcança um raio de distância gigantesco, conectando computadores de países e continentes diferentes. 

WLAN


Trata-se da Rede Local Sem Fio, que conecta dispositivos à internet, muito comum em residências e locais públicos. A WLAN é muito comum em shoppings centers, escolas, hotéis e demais locais de acesso publico.

WMAN


Trata-se da Rede Metropolitana Sem Fio, que nada mais é do que uma versão sem fio da MAN, que alcança dezenas de quilômetros, conectando redes dentro de um mesmo campus universitário ou escritórios de uma mesma empresa.

WWAN


Trata-se da Rede de Longa Distância Sem Fio, que assim como a WAN alcança as mais longínquas regiões do mundo. Antigamente ocorriam problemas, como ruídos, o que raramente acontece nos dias de hoje.

Conheça os Cursos CPT da Área Redes de Computadores:

Redes de Computadores - Básico

Como Montar Redes Locais com Windows Server

Cabeamento Estruturado

Fontes: Canaltech & Netsupport

Por Andréa Oliveira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!