WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dicas para a realização de manutenção em jardins

A manutenção deve ser feita de forma regular para garantir um jardim saudável e bonito

Manutenção de jardins - imagem ilustrativa

Eduardo Elias, professor do Curso CPT Planejamento, Implantação e Manutenção de Jardins, destaca que os jardins embelezam, trazem tranquilidade e são uma importante forma de o homem se reconciliar com a natureza. Estão cada vez mais presentes em residências e até em apartamentos – em menor porte.

Contudo, não basta escolher o tipo de planta, as espécies, plantá-las e deixar que o “tempo” se encarregue de deixá-las vivas em seu jardim. É fundamental realizar manutenções com o intuito de garantir, além do aspecto estético, que as plantas estejam sempre saudáveis e vistosas.

Sejam cultivadas em vasos ou plantadas diretamente no solo, a necessidade de manutenção é contínua e deve ser realizada com atenção. A seguir, apresentamos algumas dicas para realizar a manutenção de jardins:

Podas

À medida em que as plantas vão crescendo e se desenvolvendo, deve-se realizar podas para que permaneçam nesse processo. Cada espécie requer uma poda diferente, o que torna necessário buscar orientação sobre como realizá-la. Além da poda “para a saúde”, há também a poda para a estética, que objetiva dar formas às plantas, devendo ser realizada por um profissional para não matar a planta podada.

E, ao contrário do que muita gente pensa, podar não significa apenas cortar pedaços dos galhos: remove-se galhos inteiros em alguns casos e, também, flores murchas e secas, o que estimulará a planta a brotar, crescer e se ramificar mais.

Adubação

Oferecer adubo para as plantas regularmente faz com que elas cresçam sempre fortes e saudáveis. Assim como no caso das podas, cada planta possui uma necessidade diferente, obrigando os cuidadores a fornecer adubos que supram cada uma delas. Cuidado para não exagerar!

Transplante

Caso as plantas estejam sendo cultivadas em vasos, é necessário observá-las para determinar a necessidade de transplantá-las para vasos maiores: ao observar que as raízes estão na superfície, para fora do vaso ou que os vasos estão estufados e deformados, é hora de dar a ela uma casa mais espaçosa. Para tal, deve-se regá-la alguns dias antes, o que favorecerá o processo.

Ervas daninhas

As ervas daninhas podem causar prejuízos ao seu jardim, devendo serem removidas o mais rápido possível. Há a possibilidade de utilização de herbicidas para evitar o ataque dessas plantas, mas essa opção é um pouco agressiva à natureza. É importante que a remoção aconteça o quanto antes, facilitando a remoção e evitando problemas para o aspecto visual do seu jardim.

Pragas

Vários fatores podem favorecer o aparecimento de pragas, bichos indesejáveis que podem causar sérios prejuízos às plantas cultivadas, podendo, inclusive, matá-las, em caso de ataques mais severos. Água em excesso ou a falta dela, acúmulo de lixo e até sol e vento inadequados funcionam como um ímã para essas visitas desagradáveis.

Dentre as principais, destacam-se:

- Pulgões, que deixam as folhas amareladas e enrugadas;
- Cochonilhas, que deixam que se assemelha a uma cera nas folhas;
- Lagartas, que se alimentam dos brotos, hastes e folhas novas;
- Ácaros, que deixam um aspecto enferrujado nas plantas;
- E formigas, que costumam retirar pedaços das folhas.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Jardinagem:

Planejamento, Implantação e Manutenção de Jardins
Como Montar uma Empresa de Manutenção de Jardins
Treinamento de Jardineiro

Fonte: Blog Flora Nativa – floranativa.arq.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!