WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cirurgia de pequenos animais: remoção de glândulas salivares

Dentre os inúmeros procedimentos dos cirurgiões de pequenos animais, o médico veterinário tem de estar familiarizado com a técnica de remoção das glândulas salivares mandibular e submandibular

Cirurgia de pequenos animais: remoção de glândulas salivares   Artigos CPT

Dentre os inúmeros procedimentos dos cirurgiões de pequenos animais, o médico veterinário tem de estar familiarizado com a técnica de remoção das glândulas salivares mandibular e submandibular, explica Kelly Cristine de Sousa Pontes, professora do Curso CPT Cirurgia de Cães e Gatos. Mas, afinal, quais fatores levam à indicação dessa necessidade?

Mucocele ou sialocele


Os termos mucocele ou sialocele denominam uma enfermidade que consiste no acúmulo de saliva no tecido subcutâneo adjacente a uma glândula ou ducto salivar. A lesão glandular ou ductal pode ser causada por mordidas, lesão concussiva, entre outras, e causa o extravasamento da saliva para o tecido subcutâneo. Os sinais clínicos da lesão são ptialismo, disfagia, tumefação flutuante indolor.

- Diagnóstico
O diagnóstico da mucocele, geralmente, é realizado através do histórico, exame físico e aspiração de um líquido viscoso, podendo ser uma coloração sanguinolenta como na figura abaixo, ou até mesmo cor de ouro.

- Tratamento
Como tratamento, não é indicado a aspiração e a drenagem, pois isso não irá resolver a causa do problema, levando somente à diminuição do volume de líquido e a recidiva é comum nestes casos. Assim, podemos dizer que o tratamento definitivo é a ressecção ou exérese das glândulas salivares acometidas. E nesse caso, o médico veterinário retirará as duas glândulas, a mandibular e o ducto que está em contato com a glândula sublingual. Dependendo do tamanho da mucocele, não é possível afirmar clinicamente o lado da glândula salivar afetada; aconselha-se inspecionar o paciente em decúbito dorsal, na tentativa de que o aumento de volume tenda para o lado do comprometimento, mas nem sempre o médico veterinário consegue identificar o lado afetado.

No tratamento cirúrgico, indica-se a ressecção bilateral da glândula salivar, quando não for possível definir exatamente o lado afetado. Lembrando que não tem problema retirar as glândulas salivares dos dois lados porque existem glândulas salivares maiores e menores adicionais que vão continuar produzindo a saliva.

Técnica de Remoção de Glândulas Salivares: Mandibulares e Sublinguais


Para realizar a técnica de exérese de glândulas salivares, das glândulas mandibulares e sublingual, é preciso reconhecer os vasos principais: a veia jugular com seus ramos veia maxilar e veia linguofacial. A glândula salivar se localiza entre essas duas veias, logo, a incisão deve ser feita entre elas. É importante destacar que, ao realizar a abertura da cápsula, a glândula mandibular é a que surge primeiro e seu ducto se encontra junto com a glândula sublingual.

A primeira incisão é feita em pele; e a segunda é feita na musculatura. Caso haja dificuldade em localizar a glândula, pode ser feita palpação com os dedos.

Incisão em pele e exposição da glândula respectivamente Artigos CPT

Em seguida, é feita a dissecação da glândula em sentido rostral para liberação da cápsula e exposição da glândula mandibular.

(A) Glândula Mandibular; (B) Ducto; (C) Glândula sublingual Artigos CPT

Saiba mais sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Cirurgia de pequenos animais: enteroanastomose e enterotomia

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!