WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Diagnóstico por imagem de pequenos animais. Isso é mesmo necessário?

Sim, é! Através do exame de diagnóstico por imagem, é possível ver dentro do corpo do animal, o que possibilita melhores tratamentos ou tratamentos mais específicos para casos diversos

Diagnóstico por imagem de pequenos animais. Isso é mesmo necessário?   Artigos CPT

Para entender a importância do diagnóstico por imagem, será utilizado, como exemplo, o seguinte caso clínico: Quando chega um animal na clínica veterinária para atendimento com queixa por parte do proprietário de sangue na urina (hematúria), o que pode levar o animal a esse quadro? Pode ser apenas uma cistite? Ou esse animal pode ter, por exemplo, um cálculo ou uma massa na bexiga? Se for um macho, esse animal pode ter alteração na próstata e essa alteração pode causar sangramento na urina?

Todas essas hipóteses confirmam a importância do exame de diagnóstico por imagem para que se possa pensar nos dados diagnósticos, explica Prof.ª Sâmara Turbay Pires, do Curso CPT Diagnóstico por Imagem de Cães e Gatos. Nesse contexto, o diagnóstico por imagem vai auxiliar na determinação de algumas patologias. Pensando no exemplo de caso clínico apresentado, o tratamento prescrito para um animal com cistite é completamente diferente do tratamento para o caso de cálculo da bexiga: o primeiro é tratado com medicamentos; o segundo é cirúrgico.

Através do exame de diagnóstico por imagem, é possível ver dentro do corpo do animal, o que possibilita melhores tratamentos ou tratamentos mais específicos para cada caso e, consequentemente, consegue-se informar ao proprietário o prognóstico do animal: para um animal com massa na bexiga, o prognóstico é reservado; já para um animal com cistite, o prognóstico é muito melhor. Desse modo, o diagnóstico por imagem vai auxiliar o clínico quanto à determinação de patologias, definição dos tratamentos e sobre os prognósticos.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Gostou da matéria? Saiba mais sobre o assunto na(s) matéria(s) abaixo:


- Esofagograma em cães e gatos: aprenda mais sobre isso

Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!