WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Hialina: você já ouviu falar dessa cartilagem?

A hialina é a cartilagem mais abundante do corpo humano e também a mais estudada. Ela seve de molde para posterior formação óssea e está presente na superfície dos ossos das articulações

Hialina: você já ouviu falar dessa cartilagem?   Artigos CPT

Segundo Maria Rosyane Souza Cruzeiro, professora do Curso CPT Histologia Veterinária, “A hialina é a cartilagem mais abundante do corpo humano e também a mais estudada. Ela seve de molde para posterior formação óssea e está presente na superfície dos ossos das articulações."

As principais células que compõem o tecido e que estão dentro da lacuna, na matriz, são os condrócitos, os quais mantém o tecido saudável. Novamente, pode-se observar a presença de ninhos celulares. Nota-se ao redor dos condrócitos uma região mais basofílica e outra, mais externa, entre os ninhos, menos corada. A primeira, chamada de matriz territorial, é mais rica em proteoglicanos, principalmente em glicosaminoglicanos sulfatados, por isso é mais corada. A segunda é chamada de matriz interterritorial. Ela possui menor quantidade de proteoglicanos e maior quantidade de fibras.

É importante identificar também os condroblastos, presentes na periferia da cartilagem, e que se encontram fora de lacunas. Essas células produzem toda a matriz extracelular, tanto a parte das fibras como a parte da substância amorfa. Na imagem abaixo, pode ser visualizada a cartilagem da traqueia. Ela é circundada por tecido conjuntivo (pericôndrio) cuja importância é nutrir a cartilagem, lembrando que esta é desprovida de vasos sanguíneos.


Cartilagem Hialina Artigos CPT

Foto: Cartilagem Hialina Artigos CPT

O pericôndrio apresenta duas camadas: uma fibrosa, externa; e outra celular, interna. Quanto mais se aproxima da cartilagem, maior é a quantidade de células condrogênicas e células fibroblastos. Já na periferia da cartilagem encontram-se os condroblastos. A característica histológica da cartilagem hialina é a mesma em todas as espécies domésticas, inclusive nos seres humanos.

Saiba mais sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Histologia veterinária: para que serve?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!