WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Odontologia equina: cáries dentárias

As cáries Infundibulares de cemento têm uma alta prevalência e é a mais comumente encontrada nos equinos

Odontologia equina: cáries dentárias   Artigos CPT

As cáries são caracterizadas pela destruição do tecido dental calcificado. A fermentação bacteriana de carboidratos libera ácidos que decalcificam (dissolução de cálcio) o tecido dentário inorgânico. “As cáries Infundibulares de cemento têm uma alta prevalência e é a mais comumente encontrada nos equinos”, explica o Prof. Dr. Luiz Fernando Rapp de Oliveira Pimentel, do Curso CPT Odontologia Equina: Diagnóstico e Intervenções em Odontopatias Congênitas e Adquiridas.

Os dentes maxilares de cavalos idosos são predispostos ao desenvolvimento dessas cáries devido à presença de hipoplasia de cemento infundibular. Os dentes 109 e 209 e os infundíbulos rostrais são os mais acometidos. A hipoplasia de cemento infundibular também pode se desenvolver em animais jovens, devido à destruição do saco dentário, como ocorre na perda ou extração prematura de pré-molares decíduos.

As cáries Infundibulares podem ser classificadas de acordo com a tabela abaixo:

Tabela - Cáries infundibulares

Classificação

Lesões Características

Grau Zero

Não há presença de cáries macroscópicas visíveis, mas há presença de hipoplasia de cemento.

1o Grau

A cárie afeta apenas o cemento; a partir de uma

pequena corrosão pontual superficial até uma

extensa destruição do cemento oclusal.

2o Grau

A cárie afeta o cemento e esmalte adjacente.

3o Grau

A cárie afeta cemento, esmalte e dentina

4o Grau

A partir da lesão cariosa, ocorre o desenvolvimento de infecção periapical ou fratura dentária, a viabilidade do dente está comprometida.

Fonte: Dixon & Dacre, 2012.

Conforme a classificação acima, as cáries infundibulares podem progredir para uma infecção endodôntica dolorosa e atingir as raízes com possível necrose periapical. A expansão das cáries dos infundibulares permite a fusão dos infundíbulos rostral e caudal, o que diminui a resistência oclusal perante as forças mastigatórias e favorece a ocorrência de fraturas dentárias espontâneas.

As cáries dentárias periféricas afetam as faces periféricas dos dentes e o cemento oclusal. Nas faces lingual, intermesial, bucal e palatal, as cáries de cemento favorecem o desenvolvimento de doenças periodontais por meio da destruição dos ligamentos cemento-periodontais. Na oclusal, o pregueamento do cemento do dente acometido por cárie favorece a fratura do esmalte dentário com possível lesão da dentina e polpa, o que pode resultar em infecção periapical e perda dentária.

A alta incidência de cáries periféricas que envolve todos os dentes tem sido identificada em equinos sob dietas com alta concentração de carboidratos, restrito fornecimento de volumoso, no qual o reduzido tempo de mastigação diminui a produção de saliva tamponante. Isso pode predispor a longos períodos de pH baixo na cavidade oral com consequente desmineralização do tecido dentário mineralizado. Observamos isso em animais alimentados com silagem de milho e cana de açúcar.

Tratamento


Primordialmente nos animais com dieta desbalanceada, devemos obrigatoriamente corrigir os níveis nutricionais minerais e o balanço energia/proteína/carboidrato. Fornecer volumoso em quantidades adequadas ao peso do animal, se possível à vontade, para aumentar a produção de saliva e corrigir o pH oral. Estão indicadas as restaurações infundibulares, oclusais e em faces periféricas o mais precoce possível. Casos avançados em que há necrose periapical, indicamos a exodontia do dente afetado.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Saiba mais sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) abaixo:


 - Odontologia equina: distúrbios de oclusão

Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!