WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Principais zoonoses transmitidas por cães e gatos

As doenças que podem ser transmitidas dos animais para o ser humano são chamadas de zoonoses

Gato doente - imagem ilustrativa

Ter um animal em casa é algo muito comum desde muito tempo. Dentre os mais de 130 milhões de animais domésticos existentes no país, destacam-se os cães e os gatos, que estão presentes em quase 48 milhões de lares. Entretanto, apesar de geralmente se tornarem parte da família, eles podem transmitir algumas doenças.

Marcelo Dias da Silva, professor do Curso CPT Saneamento E Zoonoses em Medicina Veterinária, destaca que cães e gatos podem contrair doenças virais, bacterianas, fúngicas e parasitárias que podem ser transmitidas aos seres humanos. A essas doenças, dá-se o nome de zoonose.

Estima-se que, a cada 10 doenças infecciosas contraídas pelo homem, 6 sejam transmitidas pelos animais, o que torna necessário a atenção com o seu animal de estimação. Contudo, não há tanto motivo para preocupação: cães e gatos precisam de cuidados básicos para evitar que sejam acometidos por essas doenças, afastando o risco de transmissão a seus tutores.

Transmissão de zoonoses

Em relação aos cães e gatos, a transmissão de zoonoses pode ocorrer de duas formas:

- Contato direto: quando o tutor ou as pessoas que vivem no mesmo ambiente que o animal entram em contato com saliva, sangue, urina, muco, fezes ou outros fluídos corporais do animal ou quando são mordidos e/ou arranhados por eles.
- Contado indireto: quando se tem contato com áreas onde o animal vive, com objetos que ele usa ou com superfícies que eles possam ter contaminado.

Principais zoonoses transmitidas por cães e gatos

- Micose

O contato com o pelo do animal infectado pode transmitir fungos que causam micoses em seres humanos, deixando uma mancha avermelhada na pele que coça bastante. O tratamento desse tipo de zoonose é simplificado e, geralmente, a contaminação não é grave e não prejudica a saúde humana.

- Leptospirose

A urina e as fezes de cachorros e gatos podem conter diversas bactérias, dentre elas a causadora da leptospirose. Apesar de ser mais “famosa” por conta dos ratos, a leptospirose pode ser transmitida por animais domésticos e causa fores de cabeça, nas pernas, no corpo e compromete o fígado.

- Doença de Lyme

Causada por um vetor, isto é, um carrapato que pode ser encontrado nos animais domésticos, a doença de lyme provoca o surgimento de coceira e de uma mancha vermelha ou esbranquiçada no local onde o carrapato mordeu. Inclusive, pulgas e carrapatos são vetores de diversas doenças, o que torna necessário cuidar para que o animal esteja sempre livre desses parasitas.

- Raiva

Felizmente a raiva atinge um número muito pequeno de pessoas, haja vista que há campanhas de vacinação contra a raiva frequentemente e boa adesão dos tutores e elas. O animal doente pode morder e transmitir a raiva ao homem, que compromete o sistema nervoso e causa reações indesejadas com espasmos e salivação intensa.

- Doença da arranhadura do gato

O nome da doença é autoexplicativo. Ao arranhar as pessoas, os gatos podem transmitir essa enfermidade, que é causada por uma bactéria e desencadeia uma infecção dos gânglios linfáticos.

- Larvas migrans

Essas larvas, popularmente conhecidas como “bicho geográfico”, quando em contato com a pele, a penetram e causam sintomas que variam de acordo com a sua localização. São encontradas nas fezes de cães e gatos, contaminadas com parasitas dos helmintos Ancylostoma braziliense ou Ancylostoma caninum.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Medicina Veterinária:

Saneamento e Zoonoses em Medicina Veterinária
Cirurgia de Cães e Gatos
Diagnóstico por Imagem de Cães e Gatos

Fontes: MD Saúde – mdsaude.com
Tua Saúde – tuasaude.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!