WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Sr. Veterinário: por que fazer a análise da água na zona rural?

Por que fazer a análise da água na zona rural? Simples: o consumo de água contaminada pode intoxicar e causar alterações cancerígenas pelo acúmulo de substâncias e metais pesados ao longo dos anos

Sr. Veterinário: por que fazer a análise da água?   Artigos CPT

Por que fazer a análise da água na zona rural? Simples: “as fontes de água são um recurso precioso nos dias atuais. A água é essencial para qualquer atividade humana e também para a vida dos animais”, explica Prof. Marcelo Dias da Silva, do Curso CPT Saneamento e Zoonoses em Medicina Veterinária. Na natureza, há diversos tipos de fontes de água - nascentes, rios, lagos, lençóis e poços subterrâneos. Em geral, são chamados de mananciais. Qualquer que seja a fonte é necessário saber se a água dela proveniente é adequada para consumo humano, consumo animal ou para utilização industrial.

O homem do campo, muitas vezes, ao encontrar em sua propriedade uma mina ou nascente da qual brota água fresca e transparente, avalia como sendo essa uma água de boa procedência que pode ser usada para consumo, limpeza e irrigação. Entretanto, o consumo de água contaminada pode intoxicar e causar alterações cancerígenas pelo acúmulo de substâncias e metais pesados ao longo dos anos. A ingestão de carne e o leite de animais contaminados também pode favorecer o acúmulo de toxinas com o passar do tempo, levando à intoxicação de consumidores. Explicado, portanto, a real necessidade de o médico veterinário, ao atender um cliente de zona, rural solicitar uma análise da água destinada ao consumo dos animais.

Os padrões de qualidade da água são determinados por legislação específica, de acordo com o tipo de uso deste recurso. Há níveis de qualidade distintos para diferentes usos da água, entre eles: uso industrial, consumo humano, consumo animal, atividades domésticas, etc.

Algumas atividades no agronegócio exigem água de excelente qualidade, entre elas: a extração leiteira, grandes e pequenos abatedouros, produção de laticínios e indústrias frigoríficas. Para saber o nível de qualidade da água, utilizamos técnicas de análise de amostras e tabelas que fornecem valores de referência com os quais comparamos os resultados encontrados nos testes.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Saiba mais sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) abaixo:


- Atenção, veterinários: água boa, animais saudáveis!

Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!