WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Vai iniciar uma granja de suínos? Saiba tudo sobre inseminação

Os avanços na área de reprodução permitiram que a inseminação passasse a ser realizada de forma simples e rotineira dentro da granja de suínos

Vai iniciar uma granja de suínos? Saiba tudo sobre inseminação   Artigos CPT

Os avanços na área de reprodução permitiram que a inseminação passasse a ser realizada de forma simples e rotineira dentro da granja de suínos. “Entretanto, ela é apenas uma parte de uma sequência de manejos que acontecem até a fêmea estar apta a receber o sêmen”, explica Mariana Costa Fausto, professora do Curso CPT Suínos: Produção e Principais Doenças.

A fêmea suína é desmamada na maternidade e depois é transferida para o setor de gestação, onde, em cerca de 3 dias, após sua chegada, espera-se que entre no cio. Esse tempo de 3 dias é crucial, pois fêmeas que demoram muitos dias a mais não atingem a estimativa de 2,4 partos ao ano, o que compromete a produtividade da granja. Confirmada a prenhez, a fêmea permanecerá nesse setor até o final de sua gestação que, em média, dura cerca de 114 dias em condições naturais.

Chegando próximo ao momento do parto, mais ou menos três dias antes, a porca gestante será transferida para a maternidade, mas não antes de passar por um processo de limpeza, que consiste em lavá-la e desinfetá-la com o objetivo de transportar a menor quantidade possível de contaminação para a nova instalação.

Algumas particularidades das instalações do setor de gestação são essenciais:


- Pé-direito elevado, acima de 3 m.
- Telhado de telhas de cerâmica, mas, caso não seja possível, pintar a parte externa do telhado de branco para refletir a radiação e diminuir a temperatura interna do galpão.
- Lanternins.
- Galpão construído no sentido favorável à ventilação predominante.
- Aproveitamento da radiação solar, de modo a obter claridade suficiente para beneficiar o ciclo estral das fêmeas e manter o ambiente sem umidade excessiva, mas pouca incidência direta dos raios solares no interior da instalação para prevenir superaquecimento e queimaduras nos animais.
- Ventiladores.
- Nebulizadores.

Quanto à alimentação, o ideal seria fornecer três dietas diferentes para as fêmeas gestantes, pois cada trimestre de gestação possui demandas nutricionais diferentes. Contudo, de forma geral, as granjas acabam fornecendo uma única dieta restrita durante toda a fase, distribuída uma vez ao dia na parte da manhã.

A ingestão de água durante todo o dia é essencial e por isso deve ser estimulada. Uma forma simples de fazer isso é renovar a água algumas vezes ao dia para que esteja sempre fresca e limpa, o que agrada os animais.

No setor de gestação, o alojamento das fêmeas é feito, convencionalmente, em gaiolas de aproximadamente 2,20 m x 60 cm, de modo que na parte frontal fica o cocho para o consumo de água e alimento e, na parte de trás, o sistema de canaleta para coleta de dejetos. Entretanto, a tendência, devido às exigências do mercado consumidor e pressão dos órgãos de proteção animal, é que esse tipo de sistema de gaiolas seja cada vez menos utilizado, pois não é favorável ao bem-estar animal mantê-los presos sem mobilidade por tanto tempo.

Por fim, o manejo sanitário nessa fase consiste em limpeza diária, especialmente para manter a traseira da porca livre de dejetos orgânicos, vacinação adequada e aplicação de anti-helmínticos.

Gostou do assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:


- Veterinário de suínos? Conheça o aparelho reprodutor do macho

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!