WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça as três formas de processamento do lixo urbano

Os processamentos do lixo urbano recomendados sanitariamente são: mecânicos, biológicos e térmicos

Conheça as três formas de processamento do lixo urbano   Artigos CPT

Os processamentos do lixo urbano recomendados sanitariamente são: mecânicos, biológicos e térmicos, explica Maria Esther de Castro e Silva, professora do Curso CPT Compostagem de Lixo em Pequenas Unidades de Tratamento.

1. Processamento mecânico


O processamento mecânico do lixo se dá em etapas, a saber: classificação ou triagem, trituração e compactação. A compactação consiste na aplicação de prensagem sob pressão de 1 a 3 kg/cm 3, resultando numa grande redução de volume. Os fardos, uma vez compactados, são mais facilmente transportados. Em algumas cidades, leis municipais exigem que edificações ou condomínios, cuja produção de lixo seja maior que mil litros diários, tenham compactadores. A trituração do lixo ocorre por fragmentação que é a sua transformação em fragmentos ou por dilaceramento por impacto ou cizalhamento. A classificação ou triagem, por fim, é o pré-processamento do lixo, visando basicamente a seleção dos componentes recicláveis e orgânicos dos demais resíduos, para fins de reciclagem, transformação em composto orgânico e disposição dos rejeitos restantes em aterro sanitário. É usada na preparação do lixo para compostagem.

2. Processamento térmico


Processo térmico ocorre basicamente por incineração ou pirólise, além de outros processos existentes. A diferença entre a incineração e a pirólise é que a pirólise dos resíduos se dá numa temperatura mais baixa e com a ausência ou escassez de oxigênio, enquanto a incineração é o tratamento térmico do resíduo através da combustão na presença de oxigênio. Ambos os processos servem para destinação final de resíduos de serviços de saúde, mas o fator limitante maior são os custos de implantação, de operação e do controle de poluição do ar.

3. Processamento biológico


O processamento biológico se dá por meio da compostagem, que é vista como uma solução ideal para se destinar os resíduos orgânicos em comunidades de pequeno porte.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Meio Ambiente.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!