WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como aplicar as Metodologias Ativas de Aprendizagem?

A crescente informatização que modificou os modos de comunicação também influenciou no processo de aprendizagem, dando destaque às metodologias ativas de aprendizagem

Aula - imagem ilustrativa

Transformar a educação e a cultura educacional não é uma tarefa simples, uma vez que existem paradigmas enraizados na comunidade escolar e nas famílias. Dessa forma, é preciso que as metodologias ativas de aprendizagem sejam apresentadas de forma estratégica e aplicável, levando em consideração a importância dos recursos materiais e da capacitação profissional dos professores.

Per Christian, professor do Curso CPT Metodologias para Aprendizagem Ativa, aponta para a importância das diversas fontes de informação que existem atualmente e podem auxiliar no processo de aprendizagem. Uma aprendizagem ativa vai além da relação professor-aluno e do espaço da sala de aula, e os alunos são protagonistas na construção do seu conhecimento.

O que são metodologias ativas?

As metodologias ativas se diferenciam das metodologias tradicionais por colocar o aluno como o principal responsável pelo processo de aprendizagem. Nesse modelo, a comunidade acadêmica deve desenvolver a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa.

Como funciona a aprendizagem?

A aprendizagem nas metodologias ativas acontece a partir de diferentes práticas, as quais são classificadas em um nível de importância. Os alunos aprendem mais ensinando, praticando e discutindo com outras pessoas, respectivamente. Observar e escutar representa menor importância na pirâmide da aprendizagem, e as práticas de leitura e escrita são as que devem ser menos priorizadas.

Sala de aula invertida – saiba o que é e como aplicar essa metodologia

A metodologia da “sala de aula invertida” é um método atual muito utilizado como metodologia ativa. Nesse modelo, os alunos devem acessar ao conteúdo com antecedência e otimizá-lo, de forma a produzir conhecimento prévio e apenas sanar dúvidas com os professores. Em seguida, é interessante o desenvolvimento de projetos juntamente com os colegas, além da solução de problemas e análise de estudos de caso.

A aplicação da sala de aula invertida incentiva os alunos e aumenta o seu interesse nos conteúdos estudados, além de fazer com que a turma seja mais participativa. Sua aplicação também auxilia na concentração e na dedicação dos alunos nos encontros presenciais, tornando-os mais dinâmicos e menos desgastantes para os professores.

Conheça as vantagens do ensino híbrido

O ensino híbrido combina atividades em sala de aula, com o professor e a turma, com momentos de estudos independentes, permitindo que o aluno estude de duas formas diferentes: sozinho, com o apoio da internet, e em sala de aula, em grupo e com o professor.

A maior vantagem do ensino híbrido é o desenvolvimento da independência, de forma que o aluno passa a ser o principal responsável pelo que aprende. Essa modalidade também propicia o desenvolvimento de competências comunicativas e técnicas, por inserir o ambiente de estudo nas tecnologias e na internet. Além disso, o ensino híbrido possibilita o pensamento crítico, uma vez que os estudantes podem compreender os conteúdos estudados de forma mais profundas e levar as questões e curiosidades para os encontros presenciais.

Metodologias ativas de aprendizagem: conheça algumas das práticas mais comuns

As práticas mais comuns de aplicação das metodologias ativas de aprendizagem são a aprendizagem baseada em projetos e a aprendizagem baseada em problemas.

A aprendizagem baseada em projetos é a primeira prática de metodologias ativas que pode ser utilizada. Nessa prática, o aluno precisa se esforçar para elaborar soluções possíveis dentro de um contexto específico. Essas soluções podem ser baseadas em tecnologias ou em outros recursos, incentivando o desenvolvimento da capacidade investigativa e crítica.

Outra forma de se desenvolver uma aprendizagem ativa é com base em problemas.  Nessa metodologia, o aluno é exposto a situações motivadoras que o permite aprender a construir o aprendizado de forma conceitual, procedimental e atitudinal e o prepara para o mundo do trabalho.

 


Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Educação:

Curso Online Metodologias para Aprendizagem Ativa
Curso Online Metodologia de Projetos - Maior Eficiência no Ensino
Curso Online Estratégias de Ensino - Estilos de Aprendizagem

Fonte: Blog Lyceum– Blog.lyceum.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!