WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Horta didática na escola? Comece pelo croqui do terreno

O croqui é uma atividade para ser feita em grupo e deverá ser feito a mão livre. O professor divide a sala em grupos antes de começar a atividade

Horta didática na escola? Comece pelo croqui do terreno   Artigos CPT

Quando falamos em levantamento de um local, estamos falando de desenho técnico e, portanto, que usa a Matemática. Para iniciarmos esse projeto de construção de uma horta, vamos partir da construção de um desenho esquemático, chamado croqui. “Esse desenho (croqui) é uma atividade para ser feita em grupo e deverá ser feito a mão livre. O professor divide a sala em grupos antes de começar a atividade”, explica o Prof. Márcio Gustavo Vieira, do Curso CPT Como Ensinar Matemática e Empreendedorismo em uma Horta Didática.

Em seguida, o professor vai com a turma para a área previamente definida pela direção da escola e o professor, onde será feita a horta. Se essa área for um espaço descoberto e amplo, os grupos se colocarão ao centro da área e começarão a atividade observando o local. Um dos alunos deve começar desenhando, mas o croqui pode passar pela mão de todos os membros do grupo. Juntos, eles vão observar o local e buscar alguns pontos de referência para marcar na folha onde será feito o desenho.

Esses marcos referenciais podem ser:


• Portões;
• Cercas;
• Árvores; e
• Benfeitorias (qualquer cômodo ou sistema de irrigação, por exemplo) entre outros.

Em seguida, farão o recorte da área, ou seja, colocarão no desenho os pontos onde ficam os cantos da área levantada (que serão chamados a partir de agora de vértices) e o desenho dos limites (muros, cercas etc.) da área observada. Como estamos falando aqui de uma área externa, ela pode, muitas vezes, não ser toda utilizada, e por isso é preciso fixar alguns marcadores (cones, estacas etc.) para os vértices da figura formada pela área utilizada, para termos como focar a observação dos grupos.

Uma tabela será construída na próxima prática, e usará o croqui como referência. Por isso, no próprio papel do levantamento pode haver um espaço para essa tabela. Mas ela pode ser feita também em uma folha separada. O professor pode fazer no quadro, depois que os alunos tiverem feito o deles nas folhas. Os grupos conferem, para que os trabalhos prossigam o mais correto possível.

Exemplo de um croqui e tabela de dados   Artigos CPT

Saiba mais sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) abaixo:


- Horta didática: projeto escolar que envolve, motiva e ensina matemática
Horta escolar em lajes cimentadas: isso é possível?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Metodologia de Ensino.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!