WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como criar coelhos - 7 dicas de sucesso

A chave para o sucesso de uma criação de coelhos é um bom manejo. Apesar de muito sensíveis, eles respondem rápida e satisfatoriamente se criados em condições adequadas

Coelhos
 

Nos últimos anos, o interesse pela criação de coelhos tem crescido muito principalmente por seu potencial de produção com um mínimo de investimento. Para se ter ideia, em termos de composição e valor nutritivo, a carne de coelho tem 21% de proteína, 8% de gordura, 50 mg de colesterol a cada 100 g e 40,15% de valor nutritivo. Valores estes muito mais atrativos quando comparado ao frango, por exemplo, que possui 18,6% de proteína, 4,9% de gordura, 90 mg de colesterol a cada 100 g e 31,62 de valor nutritivo. Mas as vantagens não param por aí: patas, rabo, vísceras, cérebro, sangue e esterco também são fontes complementares de renda, quando se opta por este tipo de investimento. Se é seu desejo iniciar uma criação de coelhos, fique atento às dicas abaixo. Saiba, no entanto, que a chave para o sucesso é um bom manejo. Apesar de muito sensíveis, respondem rápida e satisfatoriamente se criados em condições adequadas.

1ª dica para a criação de coelhos: procriação


Inicie a criação com poucas matrizes. Cada fêmea chega a gerar de sete a doze láparos (filhotes) por vez. Em outras palavras, em muito pouco tempo você terá um excelente volume de carne e o retorno do seu investimento.

- Machos e Fêmeas

Após três meses de idade, os machos devem ser alojados em gaiolas individuais, pois além de brigarem entre si, se mantidos com as fêmeas as cobrições precoces poderão afetar o desenvolvimento da futura matriz. Aos três meses de idade, as matrizes devem ser colocadas em gaiolas individuais, separadas dos machos, para evitar que ocorram cobrições, e das fêmeas, pela ocorrência da falsa gestação.

- Parto e Transferência dos filhotes

É conveniente fazer uma observação do parto, pois embora seja raro, a matriz poderá parir fora do ninho e assim alguns cuidados deverão ser tomados. Após o parto, deve-se vistoriar os ninhos para se proceder à retirada dos mortos, restos placentários, contagem dos láparos etc. Cada matriz deve ser mantida com no máximo 10 láparos. A transferência dos láparos é um procedimento que apresenta a vantagem de melhorar a utilização das fêmeas, evitar a eliminação dos láparos, permitindo, ainda, a obtenção de ninhadas mais uniformes por ocasião da desmama.

2ª dica para a criação de coelhos: raças


Antes de iniciar a criação, estude calmamente sobre as raças de coelhos existentes e defina em qual delas irá investir. Podem ser classificadas de acordo com sua função econômica, cor, porte e tamanho do pelo. Nota-se uma tendência a criar raças de porte médio e grande, visando a uma maior produção de carne e pele de bom tamanho. Você poderá optar por:
- Coelhos gigantes (acima de cinco quilos);
- Coelhos de tamanho médio (oscilam entre quatro e cinco quilos);
- Coelhos pequenos (até 4 quilos);
- Mini coelhos de estimação (até 2 quilos).

Esta decisão deverá ser tomada segundo suas possibilidades e o mercado consumidor.

3ª dica para a criação de coelhos: instalações


A atividade tem custo relativamente baixo, pois utiliza pouco espaço e instalações rústicas. É importante garantir, no entanto, um ambiente arejado e bem iluminado para a criação. O ideal é que o ambiente tenha temperatura na faixa 15 aos 25 graus, embora eles suportem até 30 graus. A correntes de vento sobre o criatório devem ser quebradas.

- Galpão

O coelheiro pode ser aberto ou semiaberto. Os corredores lateral e central devem ter 80 cm de largura e os transversais 1 m. Na base, uma pequena mureta de meio metro de altura. Para as laterais abertas cortinas ou, se possível, árvores e arbustos ao redor, para evitar correntezas de ar. O piso mais indicado é o semipavimentado, por ser mais eficiente, barato e prático.

- Gaiolas

As gaiolas devem ser de arame galvanizado e tamanho suficiente para abrigar uma fêmea, o ninho e os filhotes. Esse mesmo tamanho pode ser utilizado para a engorda de até seis coelhos.

- Equipamentos

Porém, para baratear a atividade, uma boa alternativa são cumbucas de barro para ração e água.

- Ninhos

Os mais recomendados são os fechados e feitos de chapa galvanizada por terem maior durabilidade, facilitarem a limpeza e desinfecção.

- Local

Instale o coelheiro longe de áreas movimentadas e de outras criações, para evitar transmissão de doenças. Além disto, os coelhos não gostam de muito barulho, pois ficam agitados e estressados. O excesso de ruído pode provocar transtornos circulatórios, respiratórios e digestivos aos coelhos.

4ª dica para a criação de coelhos: alimentação


Herbívoros, os animais podem comer talos, casca de batata e grãos como milho, soja, trigo, centeio e aveia. Para baratear custos, forneça também forrageiras e leguminosas Os coelhos gostam de rami, alfafa, feijão guandu, aveia e ramas de batata-doce, gramíneas,grãos, ervas aromáticas, cascas de batatas e banana.

5ª dica para a criação de coelhos: área


Um metro quadrado por fêmea e um metro para engorda.

6ª dica para a criação de coelhos: limpeza


Faça limpezas regulares, usando lança-chamas nas gaiolas e varrendo o galpão.

7ª dica para a criação de coelhos: filhotes


Os láparos nascem em média 31 dias após a cobertura. Devem ser mantidos aquecidos (com uso de lâmpadas) à temperatura de 35 a 39 graus. Depois de 21 dias saem do ninho, já comem ração e bebem água. Aos 35 dias, ocorre o desmame. Com 2,2 quilos estão prontos para o abate.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Pequenas Criações.Por Silvana Teixeira.
Fonte: Globo Rural.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

ISMAEL MANJATE

20 de set. de 2021

GOSTEI DAS DIDCA SAO O BASTANTE PARA QUEM NUNCA CRIOU COELHOS. APESAR EU EU JA TER UMA ESPERIENCIA NA AREA

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de set. de 2021

Olá, ISMAEL! Como vai?

Fiquei feliz em saber que você gostou da nossa matéria, não deixe de nos visitar sempre. Aqui você encontrará, em nossa sessão de artigos e dicas, muitos outros assuntos interessantes que poderão te ajudar.

Forte abraço!                       

Marcela Teixeira.

Augusto Ribeiro

30 de ago. de 2021

Boa noite. Grato pelas vossas dicas, Amém e certamente me ajudarão a entender melhor este mundo. Irei daqui mais alguns meses a investir nesta àrea. Muito obrigado.

Resposta do Portal Cursos CPT

31 de ago. de 2021

Olá, Augusto! Como vai?

Fiquei feliz em saber que você gostou da nossa matéria. Não deixe de nos visitar, aqui você encontrará, em nossa sessão de artigos e dicas, muitos outros assuntos interessantes que poderão ajudar você sempre! :)

Forte abraço!

Marcela Teixeira

BERNARDO CUMBANA

11 de ago. de 2021

Boa tarde. Gostaria de aprender como identificar uma femea se esta prenha apos um cruzamento para evitar voltar a tentar cruzar pensando que nao houve suceso no cruzamento.

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de ago. de 2021

Olá, Bernardo Cumbana

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para você.

Atenciosamente,
Erika

Bernardo

8 de jun. de 2021

Gostaria de saber como identificar se a coelha emprenhou depois do cruzamento para evitar muito tempo de espera para voltar a cruzar caso nao tenha emprenhado?

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de jun. de 2021

Olá, Bernardo

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Bruno Ferreira Uchoa

18 de jan. de 2021

Olá, bom dia! Tenho interesse em receber o boletim informativo.

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de mar. de 2021

Olá, Bruno 

Como vai?

Como você deseja dicas na área, enviaremos para o seu e-mail a partir de agora nosso boletim informativo. Nele você receberá importantes artigos na área.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

jorge ferreira da costa

27 de mai. de 2020

BOA NOITE E OBRIGADO PELA INICIATIVA. EXCELENTE! ESTAVA COM DÚVIDAS SOBRE O COMERCIO DA CARNE E OUTROS ENCONTREI O LUGAR CERTO PARA TIRAR TODAS AS MINHAS DÚVIDAS.

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de mai. de 2020

Olá, Jorge

Como vai?

Ficamos felizes em saber que o nosso artigo contribuiu para sanar suas duvidas.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que disponibilizamos na área, que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,

Erika Lopes

Márcia Ribeiro

28 de nov. de 2018

Gostaria de saber sobre o comércio (onde, qto, como comercializar). Obrigada

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de nov. de 2018

Olá Márcia,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Para mais informações, cadatramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Breno Tavares

3 de set. de 2018

Boa noite. Gostaria de informações sobre criação de coelho em colônia, solto num cercado de grama 10 x 2,5m. Em MG, tem dia que faz 13°C. Desde já, obrigado.

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de set. de 2018

Olá Breno,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Para mais informações, cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Moises Mikhael

1 de jun. de 2018

Desejo começar a criar coelho no Libano quero uma orientação de vocês.

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de jun. de 2018

Boa Tarde Moises,

Para mais informações sobre o curso de Técnicas de Criação de Coelhos cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

JULIANA ALVES

8 de jan. de 2018

Gostaria de saber mais sobre mini coelhos. Interesso pela criação de coelhos para fins Pet.

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de jan. de 2018

Olá Juliana Alves,

Você receberá nossos boletins informativos sobre temas do seu interesse e promoções.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!