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O que é necessário para montar uma livraria?

Além de livros, as livrarias também podem vender itens de papelaria ou outras mercadorias afins

Livraria - imagem ilustrativa

O livro é uma ferramenta fundamental na formação e qualificação técnica de profissionais que irão exercer diferentes funções, fomentando o desenvolvimento cultural de um país. Na busca por conhecimento e qualificação, o interesse da população pela leitura tem aumentado de forma considerável, contribuindo para o crescimento do mercado do livro no Brasil, com destaque para as livrarias.

Eduardo Yasuda, professor do Curso CPT Como Montar e Gerenciar uma Livraria, destaca que as livrarias atuais estão se modernizando e hoje comercializam não só livros, mas também os tradicionais produtos de papelaria e várias outras mercadorias. Baseada em um planejamento adequado, a livraria pode ser um empreendimento seguro e rentável para quem deseja entrar no ramo.

Mais do que um simples local para a compra de livros, as livrarias ganharam também um conceito cultural e, em muitos casos, também realiza a comercialização de outros produtos, sem deixar de dar destaque aos itens que estão em seu nome.

Para quem deseja investir nesse tipo de negócio, algumas dicas serão úteis:

Os primeiros passos

Dentre os procedimentos relacionados à estrutura da empresa, é necessário que, antes de qualquer coisa, alguns pontos sejam definidos, como o tipo de livros que serão vendidos, o registro do negócio, o público-alvo, a localização, o plano de marketing, a equipe e o capital social.

A princípio, uma livraria é, basicamente, um estabelecimento comercial com prateleiras para abrigarem os livros. Entretanto, há também a possibilidade de abrir uma livraria digital, com vendas através da internet. Tudo dependerá do porte da empresa, que pode comercializar, por exemplo, mais de mil livros diferentes ou focar apenas em best-sellers.

Investimento

Pensando-se em livrarias físicas, é muito comum que empreendedores se façam a pergunta: qual o investimento necessário para a estrutura? A idealização e a realização de um projeto envolvem diferentes aspectos, o que torna impossível a definição de um padrão para todas as livrarias. Ainda, a depender do tamanho da empresa, o investimento também sofre variações. Além do mobiliário, os custos com o aluguel, com os equipamentos e com reformas e adaptações devem ser muito planejados.

Equipe

É crucial entender que qualquer estabelecimento que realiza vendas diretas ao público precisa de uma equipe que esteja preparada para tal. Nenhum comércio, por mais estruturado que seja, conseguirá vender e lucrar alto se os funcionários não conseguem cativar os clientes ou, ainda, se eles realizam um atendimento ruim. Logo, a contratação deve ser feita dando-se preferência a pessoas que estejam dispostas a “vestir a camisa” da sua livraria e empenhadas em conseguir os melhores resultados para ela.

Parte burocrática

Alguns procedimentos ligados à burocracia são extremamente importantes para que seja possível tirar a sua empresa do papel. Além da obtenção de um CNPJ, o registro na junta comercial, a obtenção de alvará de funcionamento, o registro de razão social, nome fantasia e patente de marca são alguns deles. Recomenda-se a contratação de um profissional para auxiliar nesse momento.

Estoque

O controle do estoque também contribui para o sucesso do negócio, evitando que o dinheiro investido nele fique “parado”. Em relação às livrarias, os empreendedores precisam ter em mente que alguns livros são vendidos em frequência maior do que outros, o que faz com que o estoque desses seja maior. Não é vantajoso armazenar dezenas de livros daqueles que não vendem muito, assim como é ruim ter poucos exemplares de modelos que vendem bastante. Uma alternativa a esse problema é a opção por trabalhar com um sistema de encomendas, que serão feitas de acordo com os pedidos dos clientes, prezando pela agilidade na entrega e pela garantia de um bom preço.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Pequenas Empresas:

Como Montar e Gerenciar uma Livraria
Como Instalar e Administrar uma Escola Infantil
Como Montar e Administrar uma Creche

Fonte: Egestor – blog.egestor.com.br
por Renato Rodrigues

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