WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

A segurança na fabricação de produtos de limpeza

A utilização de componentes químicos na fabricação de produtos de limpeza torna necessário garantir a segurança de todo o processo produtivo

Produtos de limpeza - imagem meramente ilustrativa

Luíza Mara Aragão Patrício, professora do Curso CPT Fabricação de Produtos de Limpeza, destaca que fabricar produtos de limpeza, ainda que de forma caseira, com a finalidade de comercialização é uma excelente opção para quem deseja obter uma renda extra, haja vista a grande aceitação por esse tipo de produto.

Essa aceitação se justifica pelo simples fato de que, diariamente, os mais variados tipos de produtos de limpeza estão presentes nos lares de todos os brasileiros. Desde os básicos, como o detergente, até os mais elaborados, que são utilizados em situações específicas, nenhuma casa se mantém limpa sem a ajuda deles.

Produtos de limpeza fabricados de forma caseira

Há um grande mito de que somente os produtos industrializados conseguem obter total eficiência na limpeza e higienização de pisos, paredes e outras partes de uma casa, por exemplo. No entanto, até mesmo aqueles fabricados sem muita tecnologia podem apresentar grande qualidade.

Por serem fabricados a partir de reações químicas, porém, os cuidados com a segurança ao manejá-los e produzi-los precisa ser redobrado. Quando são produzidos em fábricas, esses cuidados precisam ser, ainda, triplicados e todo o processo esbarra na adequação da produção às normas e determinações vigentes.

- A infraestrutura

Para fabricantes que possuem um negócio de porte considerável, estabelecer uma infraestrutura adequada e eficiente é necessário para assegurar que a produção não ofereça nenhum tipo de risco. Recomenda-se que o galpão seja construído com estrutura de aço, que possua ventilação e segurança e equipamentos que a reforcem.

Mesmo que o produtor foque em apenas um tipo de produto de limpeza, geralmente, ele necessitará de vários espaços para produzi-lo. Com relação as estruturas básicas de uma fábrica de produtos de limpeza, é possível destacar:

- Área para recebimento da matéria-prima;
- Instrumentos de medição;
- Equipamento para lavagem;
- Equipamentos para embalagem do produto;
- E área para descontaminação e para testes, dentre outras.

Após a determinação – e construção – das estruturas necessárias, dois outros aspectos não podem ser negligenciados: a instalação elétrica e a hidráulica.

- Projeto de prevenção de incêndio

A utilização de diversos ingredientes sujeita a fábrica de produtos de limpeza ao risco de incêndio. Por exemplo, o álcool é empregado em larga escala em vários produtos e, também, um líquido altamente inflamável. Por conta disso, o projeto de prevenção de incêndio, que deve ser executado por profissionais, torna-se tão necessário.

Nesse projeto, as instalações elétricas, os disjuntores, a qualidade dos quadros de distribuição de energia e os sistemas de proteção contra descarga atmosférica são fatores decisivos. Ao abarcar todos esses fatores, a fábrica se torna mais segura e a probabilidade de ocorrer algum acidente é minimizada.

Por que a adequação é crucial ao mercado?

A partir da construção de um local apropriado e que siga todas as recomendações de segurança para a fabricação desses produtos, a empresa, seja qual for seu porte, passa a ter melhor reputação e, consequentemente, passa a ser mais bem vista pelo mercado consumidor.

Mesmo que o setor esteja em crescimento e mesmo que as projeções indiquem caminhos favoráveis à venda dos produtos de limpeza, nenhuma empresa consegue sobreviver se, além da qualidade, não conseguir transmitir segurança aos seus clientes, por mais variados que eles sejam.

 


Conheça nossos Cursos da Área Pequenas Indústrias:

Fabricação de Produtos de Limpeza
Como Montar e Operar uma Empresa de Limpeza
Limpeza Fácil

Fonte: Inter Mercados – intermercados.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!