WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cachorros: como manter o pelo bonito e saudável?

Os cuidados com os pelos são essenciais para garantir saúde e bem-estar aos cães

Cachorro peludo - imagem ilustrativa

José Antônio Viana, professor do Curso CPT Como Montar um Pet Shop – Com Banho, Tosa e Atendimento, destaca que os cães como companheiros estão presentes cada vez mais nos lares. No entanto, ter um cão como animal de estimação significa muito mais que ter um amigo, significa, também, assumir cuidados frequentes para que ele apresente boa saúde.

O cuidado com os pelos também se encaixa como uma das obrigações dos tutores de cachorros, pois a falta dele pode acarretar problemas de saúde nos animais e, em casos mais graves, morte do seu PET. Há vários tipos de pelo que, consequentemente, demandam cuidados diferentes.

Principais tipos de pelos

- Pelos longos

Os pelos longos são facilmente identificáveis e caem de forma contínua durante o ano todo. Podem apresentar textura lisa, como é o caso de cães da raça Yorkshire Terrier; textura encaracolada ou frisada, como os Poodles; e ondulada, típica do Golden Retriever.

- Pelos curtos

Dividindo-se entre pelos curtos lisos e pelos curtos duros, caracterizam-se por estar bem rentes ao corpo dos animais, podendo atingir até 4cm de comprimento. É mais fácil de cuidar do que os pelos longos, pois não necessitam de tosa. Cães como os Pit Bulls e os Schnauzer representam cada uma das divisões mencionadas, respectivamente.

- Pelo duplo

Algumas raças apresentam um pelo denso por baixo de um pelo longo, como as raças originárias de regiões mais frias. Isso é resultado de uma adaptação para sobreviver às baixas temperaturas, a exemplo dos cães da raça São Bernardo.

Principais cuidados com os pelos

- Escovação

Ainda que o seu cachorro esteja acostumado a ir frequentemente ao pet shop, a escovação é essencial para que os pelos se mantenham macios e bonitos. Quando realizada corretamente, ajuda a remover pelos mortos, que podem causar incômodo nos animais.

- Banho

Assim como os cabelos humanos, os pelos de cachorro também precisam de um banho para que mantenham boa aparência e saúde. Há, também, tipos de shampoos e condicionador diferentes para os diversos tipos de pelos.

- Proteção contra o tempo

A exposição a raios solares, água do mar, areia e cloro, por exemplo, pode causar irritações, alergias, ressecamentos e até câncer de pele. Logo, a proteção contra esses fatores deve ser levada a sério.

- Pulgas e carrapatos

Pulgas e carrapatos podem causar diversas doenças nos animais, inclusive de pele, como é o caso da sarna. Assim como no item anterior, também podem provocar irritações e ressecamento, deixando os pelos sem brilho e sem vida.

- Alimentação

O principal cuidado com os pelos deve começar na alimentação, pois cão corretamente nutrido apresenta pelos saudáveis. Para oferecer uma dieta saudável e adequada para esses animais, é necessário levar em conta o porte, a raça e a idade do cachorro, pois, de acordo com esses fatores, podem apresentar necessidades nutricionais diferentes que precisam ser supridas para garantir a saúde dos pelos.

 


Conheça os Cursos CPT da Área PET:

Como Montar um Pet Shop – Com Banho, Tosa e Atendimento
Banho e Tosa em Cães e Gatos – Infraestrutura, Banhos e Tosa Higiênica
Tosas em Cães e Gatos e Acidentes em Pet Shops

Fontes: Canal do PET – canaldopet.ig.com.br
Blog Petz – petz.com.br/blog/
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!