WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Você sabe como cultivar baunilha?

Como é uma planta de clima tropical, a baunilha se desenvolve melhor em regiões com temperaturas acima de 21°C

Você sabe como cultivar baunilha?

Embora seja uma especiaria, a baunilha (Vanilla planifolia) faz parte da família das orquídeas. Além de ornamentar ambientes, a planta participa da produção de cosméticos e medicamentos devido a seus princípios fitoterápicos. Sem falar do que a tornou famosa mundialmente: a aromatização de alimentos e cosméticos. Tudo graças ao extrato puro extraído da fava, onde estão incrustados diminutos grãos perfumados.

Clima e solo


Como é uma planta de clima tropical, a baunilha se desenvolve melhor em regiões com temperaturas acima de 21°C e índice pluviométrico de 1.500 mm a 2.500 mm anuais. Entretanto, para florescer, são necessários 60 dias de estiagem. Embora seja exigente em calor e arejamento, a baunilheira não tolera pleno sol nem ventos fortes. Quanto ao solo ideal para plantio, ele deve apresentar alta fertilidade e boa carga de matéria orgânica.

Propagação e plantio


A propagação da baunilha ocorre por estaquia. O plantio das estacas pode ser em local definitivo, mas é importante que as estacas apresentem o comprimento ideal (40 cm), pois isso é determinante para o início do florescimento e da frutificação. Ao plantar a baunilha, devem ser removidas de 2 a 3 folhas da extremidade da estaca. Também devem ser deixados dois nós para fora. Depois devem ser fixos suportes para dar sustentação à planta.

Após remover as estacas da planta-mãe, elas resistem 14 dias ao armazenamento até serem plantadas. A época de plantio da baunilha deve ser na estação das águas, em covas com diâmetro de 30 cm, previamente adubadas com adubo orgânico. O espaçamento recomendado deve respeitar as distâncias de 3m x 1m. Todos os anos, deve ser realizada a adubação de manutenção com composto orgânico em cobertura.

Colheita


O florescimento da baunilha começa três anos após o plantio, com pico de produção de flores cerca de sete anos após o plantio. No momento em que a baunilheira alcança sete anos de idade, ela consegue produzir 400 kg de frutos por hectare. A primeira colheita de baunilha ocorre de 9 a 10 meses após a polinização no momento em que os frutos se tornam verde-escuros (antes eram verde-claros).

Beneficiamento


Após a colheita, os frutos passam por cura para que placas de cristais se formem nas favas. Para isso, as favas passam por desidratação lenta após serem imersas em água sob temperatura de 70°C. Em seguida, elas são distribuídas em tabuleiros para passarem pelo processo de secagem por 50 dias sob sol. Quando realizada em estufa, a secagem é mais rápida durando em torno de 14 dias.

Conheça os Cursos CPT da Área Plantas Medicinais:

Plantas Medicinais e Aromáticas - Produção de Mudas

Plantas Medicinais e Aromáticas - Colheita e Beneficiamento

Farmácia Viva - Princípios Ativos, Identificação e Utilização de Plantas Medicinais

Fonte: frutiferas.com.br

Por Andréa Oliveira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!