WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dicas importantes para o cultivo de eucalipto

Os eucaliptos apresentam rápido crescimento, facilidade de cultivo e madeira de boa qualidade

Eucalipto - imagem ilustrativa

Celso Trindade, um dos professores do Curso CPT Cultivo de Eucalipto, destaca que o eucalipto é uma árvore de fácil cultivo, com espécies que apresentam baixa exigência em umidade e em fertilidade do solo. Sua adaptação às condições de solo e clima de boa parte do Brasil é muito grande, apresentando taxa de crescimento maior que em muitas partes do mundo, inclusive na Austrália, de onde é nativo.

Ainda nesse sentido e devido a todos esses fatores, transformou-se na espécie madeireira mais cultivada em nosso país, com grande potencial de rentabilidade. Seu cultivo, entretanto, exige atenção a uma série de detalhes, no plantio e na condução do povoamento florestal até a colheita.

Soma-se a todos os pontos positivos o fato de que, em relação à sua comercialização, é possível lucrar de diversas formas com o mesmo produto. Logo, algumas dicas tornam-se cruciais para quem deseja ingressar nessa atividade. Fique ligado!

Conhecendo um pouco mais o eucalipto

Assim como mencionado, há várias espécies de eucalipto, que estão divididas em categorias. É preciso entender que há diferenças entre essas espécies e que, para atingirem a idade adulta, os eucaliptos podem levar de 6 a 10 anos. A preparação para que as plantas estejam aptas a serem comercializadas varia em função de diversos fatores, como o clima, o manejo e a categoria cultivada.

Dentre os produtos que os eucaliptos oferecem, estão: a lenha, a matéria-prima para a confecção de produtos de limpeza, a madeira para móveis, tábuas, ripas e celulose. Vale ressaltar a boa adaptabilidade aos diferentes climas e solo, o que faz com que o processo de cultivo seja mais simplificado.

Dicas para o cultivo de eucalipto

- Local

Em primeiro lugar, a definição do local onde o eucalipto será cultivado é importante para o futuro do cultivo, mas, felizmente, não é uma tarefa muito difícil. O ideal é que o espaço seja grande e afastado das zonas urbanas, o que permitirá que as plantas se desenvolvam de forma saudável.

- Limpeza

O segundo passo consiste na preparação do local onde se plantará o eucalipto. A terra deve passar por uma limpeza e todas as impurezas dela devem ser removidas, como pragas e ervas daninhas. Ainda na preparação do local, é possível adicionar matéria orgânica ou outros produtos que favoreçam o aspecto nutricional do solo para que a planta se desenvolva corretamente.

- Carreadores

Os carreadores são os espaços pelos quais os profissionais envolvidos no cultivo passam para realizar os cuidados diários com as plantas. Os eucaliptos exigirão cortes e podas quando já estiverem crescidos e os carreadores serão utilizados para ter acesso a eles. Recomenda-se que o espaço entre as fileiras seja de 5 metros, facilitando também o acesso de caminhões e a iluminação natural das plantas.

- Espaçamento

Ainda visando o “conforto espacial” do cultivo, a definição de um espaçamento entre os eucaliptos tem a finalidade de favorecer a realização das podas e o crescimento deles. Por exemplo, se o eucalipto é cultivado para ser comercializado como lenha ou carvão, a distância entre as árvores pode ser de 2 metros.

- Mudas

A aquisição de mudas deve ser feita pensando-se na região onde serão cultivadas, isto é, deve-se dar preferência àquelas que se adaptem melhor ao local de cultivo, o que garantirá um desenvolvimento mais rápido e saudável.

- Plantação

Afirma-se que o plantio das mudas deve ser feito em períodos chuvosos, uma vez que já é comprovado que elas necessitam de um solo mais úmido para que possam se estabelecer e desenvolver de forma mais sólida, evitando prejuízos causados pela perda de árvores que não se “firmaram”.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Produtos Florestais:

Cultivo de Eucalipto
Uso da Madeira de Eucalipto na Fazenda
Secagem e Tratamento de Madeira na Fazenda

Fonte: G1 – Itapetininga e região – g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!